Portal da Queixa recebeu mais de 1.000 reclamações contra o SEF em 2020

O Portal da Queixa informa que “continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF”. Em 2020, as queixas contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras aumentaram 26% face a 2019.

Foram contabilizadas mais de mil reclamações contra o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2020 no Portal da Queixa, de acordo com comunicado deste portal. Dificuldades no agendamento, atrasos na entrega de documentos e mau atendimento foram os principais motivos de reclamação.

O Portal da Queixa, através de um comunicado a que Jornal Económico teve acesso, informa que “continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF”. Em 2020, as queixas contra o SED aumentaram 26% face a 2019.

A página do SEF no Portal da Queixa é o reflexo da insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um ‘Índice de Satisfação’ de apenas 17.1 em 100 e, nos últimos 12 meses, tem uma taxa de resposta cifrada em 16.6% e uma taxa de solução de 17.5%.

Pedro Lourenço, presidente executivo do Portal da Queixa, afirma que “inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço e do próprio organismo, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos. Instituições como o IMT, IEFP, Câmaras Municipais de Lisboa e Setúbal já utilizam o Portal da Queixa desta forma”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Alterações climáticas. Terra aproxima-se do ‘ponto sem retorno’, diz primatologista Jane Goodall

“Sabemos o que devemos fazer. Quero dizer, temos as ferramentas. Mas deparamo-nos com o pensamento de curto prazo de ganho económico versus a proteção de longo prazo do meio ambiente para assegurar um futuro”, indicou a cientista que ficou conhecida pelo seu estudo pioneiro de seis décadas sobre chimpanzés na Tanzânia.

Apertem os cintos! Vamos agora aterrar em Santarém. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Comentários