Portal das Finanças em baixo deixa contabilistas com dificuldades em validar faturas

O Portal das Finanças está temporariamente indisponível e os contabilistas estão a ter dificuldades particularmente nas funcionalidades relacionadas com o e-Fatura.

Os contabilistas estão a ter algumas dificuldades esta quarta-feira em utilizar as funcionalidades relacionadas com o e-Fatura, indicou ao Jornal Económico a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco. A Autoridade Tributária diz que o Portal das Finanças está “temporariamente indisponível” devido à renovação dos certificados digitais e garante que os serviços deverão voltar a estar operacionais “em breve”.

Tal como noticiou o Jornal Económico, milhares de contribuintes não estão a conseguir aceder ao Portal das Finanças esta manhã. Entretanto, a bastonária da OCC detalhou que os contabilistas estão a ser dificuldades particularmente nas funcionalidades relacionadas com o e-Fatura.

Segundo a responsável, há uma “dependência quase total” do trabalho dos contabilistas em relação ao Portal das Finanças, pelo que a manhã está a ser mais complicada para estes profissionais. “Quando o site não funciona, tudo fica condicionado”, sublinha Paula Franco, que nota que não há nenhuma obrigação a terminar que justifique, por exemplo, um volume extraordinário de acessos que deixe o Portal das Finanças em baixo, como acontece tradicional no arranque da campanha de IRS.

Ao Jornal Económico, a Autoridade Tributária já explicou que a indisponibilidade do site em questão está ligada à renovação regular dos certificados de segurança, garantindo que não está em curso qualquer ataque informático. E garante que os serviços voltarão a estar “brevemente” disponíveis.

Relacionadas

Portal das Finanças está ”temporariamente indisponível”, diz Autoridade Tributária (com áudio)

Milhares de contribuintes não estão hoje a conseguir aceder ao Portal das Finanças. AT diz que está temporariamente indisponível devido à renovação dos certificados digitais e que os serviços voltarão a estar operacionais “brevemente”. Bug informático surge no última dia do prazo para pagamento do IMI. Fisco assegura que não está em curso qualquer ataque informático.
Recomendadas

Mercado automóvel com crescimento homólogo de 43%

Em janeiro foram matriculadas 17.455 viaturas em Portugal. No caso dos ligeiros de passageiros, o aumento homólogo é de 48,4%, ao passo que se regista uma queda de 7,3% face a 2019.

Presidente da República envia para o Tribunal Constitucional decreto sobre associações públicas profissionais

Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado “considera que o decreto da Assembleia da República suscita dúvidas relativamente ao respeito de princípios como os da igualdade e da proporcionalidade, da garantia de exercício de certos direitos, da autorregulação e democraticidade das associações profissionais, todos previstos na Constituição da República Portuguesa”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários