[weglot_switcher]

Portas abertas a uma aprovação que pode vir de muitos lados

CDS-PP e Iniciativa Liberal foram os únicos a deixar claro que “não é não”. PS conta com abertura dos ex-parceiros de “geringonça” – e não só.
18 Dezembro 2019, 08h21

Ao quinto orçamento de António Costa e de Mário Centeno as memórias da legislatura passada não chegaram para que os antigos parceiro de “geringonça” à esquerda do PS se comprometessem com a viabilização do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), pedindo mais de uma relação que, se não chegou ao fim, está em crise desde as legislativas. A aprovação da proposta de lei joga-se na especialidade, enquanto o Governo tenta cativar, num sentido em nada igual ao das cativações orçamentais, os três deputados do PSD-Madeira, num cenário que faz lembrar o ‘Orçamento do Queijo Limiano’ a que António Guterres recorreu em 2000.

Apesar de Centeno ter dito ontem, em entrevista à TVI, que não vê riscos de que “exista um risco que possa alterar a trajetória das contas públicas” na negociação com os partidos necessários para garantir a aprovação, o OE2020 não agradou a todos. E em particular ao Bloco de Esquerda, que manteve o sentido de voto em aberto, avisando que, se existe um saldo positivo, parte dele pode destinar-se a áreas reivindicadas pelos bloquistas, como o investimento e a energia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.