Portas quer passos firmes do calçado e pede 2 mil milhões de exportações em 2015

Em passo acelerado e em várias línguas pelos pavilhões da MICAM, Milão, o vice-primeiro-ministro visitou hoje as empresas portuguesas na feira de calçado e desafiou-as a chegar aos dois mil milhões de euros de exportações em 2015. Paulo Portas chegou à MICAM (Feira de Calçado de Milão) com a intenção de visitar, caso o tempo […]

Em passo acelerado e em várias línguas pelos pavilhões da MICAM, Milão, o vice-primeiro-ministro visitou hoje as empresas portuguesas na feira de calçado e desafiou-as a chegar aos dois mil milhões de euros de exportações em 2015.

Paulo Portas chegou à MICAM (Feira de Calçado de Milão) com a intenção de visitar, caso o tempo lhe permitisse, as 84 empresas portuguesas do setor presentes na maior feira de calçado e, antes de uma passagem por mais de duas dezenas de stands até à interrupção para almoço, teve oportunidade de dizer algumas palavras em italiano na cerimónia de abertura do certame.

De passo acelerado e calçando um par de sapatos portugueses “comprados em saldos”, o governante considerou ser “impressionante a força que o calçado português tem no universo das exportações” nacionais e aproveitou a ocasião para deixar um desafio ao setor.

“Eu, que agradeço o extraordinário trabalho de internacionalização que está a ser feito pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) em parceria com as agências públicas, eu gostava de lhes fazer um desafio: que em 2015 o calçado português chegasse aos 2 mil milhões de euros de exportações”, atirou durante a conversa com os jornalistas.

Em 2014, Portugal exportou sensivelmente 90 milhões de pares de calçado, no valor de 1.870 milhões de euros.

Paulo Portas – que calça o 42 – entrou nos vários stands nacionais sempre com o objetivo de falar com os empresários sobre os principais mercados, os números das exportações ou os produtos que vendem, questionando sobre a importância da persistência nestes eventos de promoção internacional, porque “não basta vir uma vez e depois bazar”.

Apesar de ser o primeiro dia da feira, muitos dos empresários portugueses já tinham nos seus espaços potenciais clientes e o vice-primeiro-ministro, não só não quis interromper os negócios, como ainda mostrou a sua melhor veia promocional para vender o calçado nacional em várias línguas.

“Façam o melhor negócio”, disse várias vezes Portas ao despedir-se dos empresários, que prometeu mais ações de apoio à internacionalização do setor, nomeadamente na Colômbia, em maio.

Aos jornalistas, Paulo Gonçalves, o porta-voz da associação do setor, antecipou para esse mês uma grande ação promocional de Portugal em Bogotá, que irá muito além do calçado, envolvendo a moda, a gastronomia, os vinhos ou o fado.

A APICCAPS aproveitou o dia de hoje para anunciar que vai reforçar o investimento em promoção externa em 2015 e 2016, empreendendo “a mais ampla ofensiva comercial de sempre”, estando presente em mais de 70 eventos em todo o mundo.

Lemon Jelly, CR7 – Cristiano Ronaldo Footwear, Felmini, Aerosoles, Storm, Urbanfly, Coqueterra ou Sleek foram algumas das 52 empresas, que segundo números oficiais, Paulo Portas calcorreou durante a sua visita a MICAM.

OJE/Lusa

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