Portas vai a Dublin anunciar WebSummit Lisboa

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, irá quinta-feira, em Dublin, representar o Governo na cerimónia em que o CEO da WebSummit, Paddy Cosgrave, apresentará a mudança para Portugal da principal feira global de start-ups tecnológicas, a partir de 2016. Estarão presentes também o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, e o presidente Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, irá quinta-feira, em Dublin, representar o Governo na cerimónia em que o CEO da WebSummit, Paddy Cosgrave, apresentará a mudança para Portugal da principal feira global de start-ups tecnológicas, a partir de 2016. Estarão presentes também o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, e o presidente Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

A partir de 2016, e pelo menos até 2018, Lisboa será palco da WebSummit. Em parceria com a Câmara de Lisboa, Portugal bateu a concorrência de cidades como Paris, Barcelona, Amesterdão e Dublin. De acordo com o Dublin Convention Bureau, a Web Summit terá gerado mais de 100 milhões de euros de volume de negócios para a economia local em 2014 (dados referentes à 4ª edição do evento, que contou com mais de 20 mil participantes). Em 2016, em Lisboa, deverão estar presentes mais de 40 mil participantes.

É esperada a participação de algumas das maiores tecnológicas do mundo em Lisboa, como a Google, Samsung, Microsoft, Apple, IBM, AirBnB, Facebook, Dropbox, Twitter, Intel, P&G, CISCO, Amazon.

Portugal tem-se vindo a destacar no setor tecnológico. De acordo com o Inovation Union Scoreboard, Portugal encontra-se acima da média europeia em termos de número de novos doutorados, tendo também uma performance muito superior em termos de co-publicações científicas internacionais.

Balança de pagamentos tecnológica passou a ser positiva pela primeira vez em 2012 e manteve-se com saldo positivo em 2013, 2014 e no 1S2015 – em 2015, a Junho, as exportações atingiram os 765 milhões de euros (tvh 3,1%) e a Balança Tecnológica apresentava um superavite de 81 M€ e um crescimento homólogo de 122%.

OJE

Recomendadas

Polícia alemã diz ter impedido ataque armado da extrema-direita ao parlamento

Os procuradores disseram, em comunicado, que os detidos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, com um pequeno grupo armado, no Bundestag”, a câmara baixa do parlamento alemão.

Vladimir Putin e Will Smith foram os mais “populares” no Google este ano

As tendências hoje divulgadas pela Google em Portugal registam as palavras que mais cresceram nas pesquisas de Internet, face ao ano anterior, e colocam em terceiro lugar nesta categoria (nomes internacionais) o ator Johnny Depp, cujo divórcio da atriz Amber Heard, sob acusações mútuas de agressões, teve destaque nos ‘media’.

Eutanásia: o referendo da discórdia. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.