A Câmara Municipal do Porto aprovou hoje a introdução de uma taxa turística de dois euros por noite de estadia na cidade.

A medida, que deverá entrar em vigor a 1 de março do próximo ano,  irá aplicar-se a qualquer hóspede com mais de 13 anos de idade, “até um máximo de sete noites seguidas por pessoa, ou estada, independentemente de reserva (presencial, analógica ou via digital)”.

A CDU pretendia que o valor a pagar pelos turistas fosse de apenas um euro, bem como que a taxa se aplicasse apenas a maiores de 18 anos (uma posição em que era acompanhada pelo PS), mas Rui Moreira preferiu impôr uma verba de dois euros por noite a quem queira visitar a cidade.

Já o PSD, através do candidato a presidente da Câmara nas últimas eleições atual vereador Álvaro Almeida, considerou a medida “um bom regulamento” com uma taxa “bem definida”, apenas insisntindo que a nova taxa deve ser utilizada para “aliviar os residentes de custos”, seja através da “descida do IRS na cidade do Porto”, quer seja noutras áreas.