Porto de Lisboa: Terminal de Alcântara garante investimento de 123,8 milhões de euros

O investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.

A administração do Porto de Lisboa S.A. e a Liscont, S.A concretizaram um plano de investimento de de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara.

Este investimento, explica a nota divulgada esta segunda-feira, visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações. A concretização do acordo surge no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, assinaram um aditamento ao referido contrato.

Para o vogal do conselho de administração da APL, “este investimento garante a modernização do Terminal de contentores e uma forte redução de emissões de CO2 na sua operação”, uma vez que resulta “da aquisição de novos equipamentos elétricos, mais eficientes e menos poluentes, mas também da transferência da movimentação de cargas do modo rodoviário para os modos ferroviário e fluvial, permitindo uma maior fluidez das operações e uma fácil convivência com o território envolvente”.

O Terminal de Alcântara é uma das principais infraestruturas portuárias que serve a vasta área de consumo da região metropolitana de Lisboa e as empresas aí localizadas, tanto para movimentos de exportação como de importação, sendo esta modernização crucial para manter a competitividade do porto de Lisboa.

Recomendadas

Mobilidade Sustentável: conheça a aposta da Schindler

Com a missão de ser cada vez mais sustentável, a Schindler estabeleceu para o ano de 2030 uma redução de 50% nas emissões de gases com efeito de estufa das suas atividades, com base nos dados de 2020.

Receitas das estações de serviço na Ibéria cresceram 29% em 2021 devido à subida dos preços

De acordo com a análise que a Informa D&B realizou a este setor, em 2021 o mercado ibérico registou um aumento significativo de 10,6% face a 2020 no volume das vendas de gasolina e gasóleo, que corresponde a 38,30 milhões de toneladas de combustível.

Dona da Betano celebra primeiro ano da TechHub de Lisboa com reforço das equipas

O Tech Hub da Kaizen Gaming em Lisboa já emprega trinta pessoas e o objetivo passa por continuar a crescer no mercado português. Nesse sentido, serão abertas vagas para diversas funções.
Comentários