[weglot_switcher]

Porto de Sines faz primeiro teste de incêndio com gás natural

Este exercício foi feita em conjunto pela REN Atlântico, concessionária do terminal especializado em GNL do porto de Sines, e pela APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
9 Dezembro 2019, 19h23

O porto de Sines realizou o primeiro treino prático com fogo real de GNL – Gás Natural Liquefeito.

O exercício foi feito em associação pela REN Atlântico, concessionária do terminal especializado em GNL do porto de Sines, e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

“Durante o treino foram inflamados cerca de três metros cúbicos de gás natural liquefeito, em obstáculo do tipo ‘pool fire’, correspondentes a cerca de 1.800 metros cúbicos de gás natural na sua forma gasosa, o que permitiu treinar técnicas de contenção e dispersão de pluma, controlo de vaporização e extinção de incêndio”, explica um comunicado da APS.

Segundo essa nota informativa, “o projeto de estabelecer um parque de treinos específico para este produto tem vindo a ser trabalhado entre a autoridade portuária e a concessionária, com o intuito de treinar os ‘first responders’ de ambas as entidades em ocorrências que envolvam derrames e inflamação de GNL, culminando agora na realização de um exercício que antes não era possível na Península Ibérica”.

“Recorde-se que no porto de Sines está localizado o único terminal de gás natural do país, que atualmente é responsável pelo fornecimento de cerca de 90% das necessidades nacionais, assumindo-se como uma alternativa bastante viável ao gasoduto terrestre, que liga a Argélia ao velho continente”, assinala o referido comunicado da APS.

De acordo com os responsáveis da APS, “este tipo de exercícios são essenciais para manter um adequado nível de treino das equipas de segurança e proteção, no âmbito do Plano de Emergência do Porto de Sines, garantindo uma pronta resposta a eventuais situações de emergência”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.