Porto recebe Women Summit’17 no Dia da Mulher

Subordinada ao mote “Somos todos iguais” realiza-se dias 7 e 8 de março, no Palácio da Bolsa, no Porto, a primeira cimeira da Mulher. Negócios, empreendedorismo, política, sociedade, ciência, tecnologia e arte e cultura são temas em debate.

O Dia Internacional da Mulher juntará 36 mulheres de relevo nacional e internacional no Palácio da Bolsa, um dos edifícios mais emblemáticos do Porto e do Norte, para debater grandes questões da atualidade. A iniciativa, que toma o nome de Women Summit’17 é organizada pela One World e centra o debate na igualdade de género e na relevância económica, social e política da mulher.

Um jantar de gala com Ópera, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, a realizar dia 7, antecede o debate do Dia Internacional da Mulher, dia 8. O debate será preenchido com quatro painéis temáticos: Negócios & empreendedorismo, política & sociedade, ciência & tecnologia e arte e cultura. No total serão 16 oradoras,  entre as quais: Ana Aragão, arquiteta e ilustradora, Catarina Selada, da Inteli, Ondina Afonso, do Clube de Produtores do Continente e Susana Sargento, da Veniam.

A comissão de honra da iniciativa é integrada por Ana Pinho, presidente da Fundação de Serralves, Elvira Fortunato, professora catedrática da Universidade Nova Lisboa e diretora do Centro de Investigação de Materiais, Isabel Mota, presidente indigitada da Fundação Calouste Gulbenkian, Manuela Veloso, professora e investigadora em Inteligência Artificial e Robótica na Carnegie Mellon University e Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

Segundo dados da Eurostat, Portugal é o país da União Europeia onde a desigualdade salarial entre homens e mulheres mais aumentou com a crise. Somos também o 4º país da UE que emprega menos mulheres em tecnologia (14%).

No nosso país, 62% dos doutorados são mulheres. Apesar do elevado número, apenas três chegaram ao cargo de reitora e poucas atingem a posição de professor catedrático, segundo a Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (Amonet).

 

Recomendadas

“Nayola”, o ‘road movie’ que atravessa três gerações de mulheres

Antes de estrear nas salas de cinema, em abril, “Nayola”, a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, é exibida a 22 de março na Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Uma boa desculpa para vibrar com um filme que combina “uma aventura épica, um desaparecimento misterioso e um amor inabalável”.

Festa da Primavera quer provar que sustentabilidade é mais do que uma expressão na moda

A alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar inspiraram uma série de atividades para toda a família na Festa da Primavera, que o Laboratório da Paisagem organiza a 25 e 26 de março, em Guimarães.

PremiumGerir carreiras e talentos, com os olhos no futuro

A Diretora e a Head of Talents Department da L’Agence, que celebra agora 35 anos, contam como é gerir talentos e revelam as recentes mudanças na organização da agência, que visam reforçar os seus serviços face à evolução do mercado de agenciamento. “O conceito não mudou desde que a agência abriu, valores morais, ética, profissionalismo, transparência e sustentabilidade sempre estiveram presentes na missão da L’Agence e continuam a ser os valores pelos quais nos regemos”, diz Elsa Gervásio.
Comentários