[weglot_switcher]

Porto de Sines com nova rede de emergência

A nova administração do porto alentejano mostrou a todas as entidades envolvidas a nova rede de emergência digital.
  • Aly Song/Reuters
9 Dezembro 2016, 16h36

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, apresentou a todas as entidades envolvidas nos planos de emergência e de proteção do porto de Sines a nova rede de emergência digital.

“Trata-se de uma nova rede digital de comunicações, independente dos operadores de comunicações, que funciona na banda UHF sob equipamentos com alta disponibilidade e redundantes, permitindo a comunicação segura de voz e envio de mensagens escritas entre todas as autoridades, oficiais de proteção e segurança das instalações portuárias e restantes entidades envolvidas nos referidos planos”, sublinha um comuinicado oficial da APS.

Na sessão de apresentação, José Luís Cacho, presidente da APS, referiu que “a segurança e a proteção ambiental são áreas da maior importância para o novo conselho de administração, e que o êxito da atuação, seja ela preventiva ou reativa, depende em larga medida da eficácia da rede de atores envolvidos nos planos de proteção e de emergência”, acrescentando que “a nova solução digital de comunicações será uma ferramenta essencial para o bom funcionamento desta rede”.

Por sua vez, Duarte Lynce de Faria, administrador da APS, destacou as principais melhorias previstas nas áreas de proteção e segurança, que estão já a ser colocadas em prática e que assentam numa lógica de atuação integrada da APS, restantes autoridades, concessionárias, entidades licenciadas e prestadores de serviços.

A cada entidade envolvida nos planos de emergência e proteção do porto de Sines foi entregue um novo rádio digital e um conjunto de mapas de quadrícula para georreferenciação detalhada na área portuária.

De referir que o porto de Sines tem um movimento superior a 60% de mercadorias perigosas e é o único porto português que dispõe de quartel de bombeiros privativo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.