O próximo ano está ao virar da folha e os trabalhadores têm a expetativa de ver ressarcido o poder de compra que perderam com a inflação, revela a Pesquisa Salarial Global 2023 da Robert Walters.
Em Portugal, 68% dos profissionais que participaram na pesquisa dizem esperar um aumento salarial em 2023. Uma percentagem de 64% esperam que o aumento seja maior que a inflação e 23% afirmam que estão prontos para procurar um novo emprego caso não recebam esse aumento.
De acordo com o estudo, alguns profissionais preferem arriscar pedir um aumento salarial, mesmo que não lhe tenha sido oferecido inicialmente. Entre os principais motivos dos que não querem arriscar existem várias razões: colegas que foram desligados recentemente (25%); indústria ou a empresa que trabalha ter sido altamente impactada pelo Covid-19 (21%); falta de confiança (15%) ou terem sido avisados pela chefia que não teriam aumento (9%).
Além do aumento salarial, o bónus anual também é um ponto relevante. Segundo a Robert Walters, 10% dos entrevistados disseram ter sido informados de que vão receber bónus no próximo ano; 38% disseram não ter confirmação oficial, porém estão contando com isso. Já 16% não tiveram confirmação, nem contam com o bónus enquanto 7% já foram informados oficialmente de que não receberão nenhum tipo de bónus em 2023.
Das empresas entrevistadas, 31% responderam que vão dar bónus para posições mid sénior, manager e diretor e 42% para nível Executivo/C-level. Para posições de manager/diretor, 26% vão dar bónus entre 11%-15% e 15% afirmam que darão um bónus de +20% para Executivo/C-level.
“Há um ano, falávamos de uma ‘guerra por talentos’, geralmente sobre as indústrias de tecnologia e digital. Hoje em dia, esse mesmo termo pode ser aplicado a qualquer sector que busque atrair ou reter os melhores talentos especializados”, salienta a Robert Walters.
“Além de oferecer projetos desafiadores, uma cultura corporativa que se alinhe com os valores pessoais e que também ofereçam uma progressão de carreira clara, o pacote salarial incluindo benefícios e bónus, continua sendo fundamental e o manager deve prestar atenção às expectativas de seus candidatos para criar uma oferta bem-sucedida’’, salienta François-Pierre Puech, diretor da Robert Walters Portugal.