[weglot_switcher]

Portugal acolhe mais 273 refugiados do Afeganistão

Neste grupo encontram-se membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão. Número de refugiados afegãos em Portugal sobe para 764.
13 Dezembro 2021, 17h51

Portugal recebeu hoje, 273 pessoas de nacionalidade afegã, aumentando para 764 o número de refugiados recebidos deste país, depois de os talibãs terem regressado este ano ao poder com a saída do exército norte-americano do país em agosto.

Neste grupo encontram-se membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (Afghanistan National Institute of Music – ANIM), segundo um comunicado do Governo português divulgado esta segunda-feira, 13 de dezembro.

“Os cidadãos acolhidos correspondem às prioridades definidas: cidadãos portugueses; afegãos que colaboraram com as nossas Forças Nacionais Destacadas, afegãos que colaboraram com a União Europeia, com a NATO e com as Nações Unidas; e pessoas em situação particularmente vulnerável como, por exemplo, ativistas de direitos humanos, funcionários da administração afegã, jornalistas, músicos, mulheres desportistas, mulheres juristas e mulheres engenheiras”,

Esta operação envolveu as “autoridades nacionais e do Qatar, assim como organizações norte-americanas, tendo os 273 cidadãos sido acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.