Portugal atinge 23 milhões de testes à Covid-19 (com áudio)

Este número verifica-se numa altura perto das épocas festivas e também dos jantares de Natal de empresas e conhecidos, sendo necessário a existência de um teste negativo ou de um certificado digital para o acesso a um restaurante.

Portugal alcançou a realização de mais de 23 milhões de testes de despiste à Covid-19 desde o início da pandemia no passado dia 14 de dezembro. Em comunicado, a task-force da testagem nota que 15,7 milhões de testes eram PCR e 7,4 milhões de testes rápidos de antigénio de uso profissional, cujas durações são de 72 e 48 horas, respetivamente.

Foram necessários apenas oito dias para Portugal voltar a ultrapassar a marca de um milhão de testes realizados, tendo sido 700 mil (66%) de testes antigénio nestes dias. O alcance total de 23.124.747 milhões de testes não incluiu os autotestes vendidos em supermercados e farmácias.

Este número verifica-se numa altura perto das épocas festivas (Natal e Ano Novo) e também dos jantares de Natal de empresas e conhecidos, sendo necessário a existência de um teste negativo ou de um certificado digital para o acesso a um restaurante. O valor é também alcançado quando Portugal regista mais de três mil infeções diárias.

Nos primeiros 14 dias do mês foram realizados mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à infeção por Covid-19, “com uma média diária superior a 123 mil testes”. A task-force adianta que cerca de 600 mil foram PCR e mais de 1,1 milhões foram rápidos de antigénio-

Em dezembro, o dia com a maior testagem foi o dia 10 de dezembro, tendo-se realizado um total de 197.718 testes de despiste.

task-force relembra que os “testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange agora toda a população (quatro testes gratuitos por mês, a cada utente) e que pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia Covid-19, vigorando pelo menos até 31 de dezembro”.

Recomendadas

Pandemia custou ao Estado português 3.302,7 milhões de euros até outubro

No período homólogo, a pandemia de covid-19 tinha custado 6.247,9 milhões de euros ao Estado, segundo foi então divulgado pela Direção-Geral do Orçamento.

Covid-19: Transmissão do vírus está no limiar de 1,00 e média de casos baixa para 749

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 está no limiar de 1,00 em Portugal e a média de infeções baixou para os 749 casos diários, anunciou hoje o Instituto Ricardo Jorge (INSA).

Covid-19: Número recorde de casos na China, autoridades impõem mais confinamentos

O número de casos diários de covid-19 atingiu hoje novo recorde na China, informaram as autoridades, numa altura em que voltam a impor rígidas medidas de prevenção, no âmbito da estratégia ‘zero covid’.
Comentários