Portugal bateu recordes de testagem. Mais de 620 mil testes feitos a 23 e 24 de dezembro

Só no dia 23 de dezembro, realizaram-se no país perto de 360 mil testes, um novo máximo de testagem diária.

Teste Coronavírus | Getty Images

Entre os dias 23 e 24 de dezembro, foram realizados mais de 620 mil testes de diagnóstico à Covid-19. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Saúde Dr Ricarod Jorge (INSA), trata-se de um novo recorde numa altura em que se registou uma taxa de positividade de 4,6%. O aumento do número de testes gratuitos por pessoa por mês, de quatro para seis, e as medidas restritivas decretadas pelo Governo estão na origem do crescimento da realização destes testes.

Do total de testes efetuados, cerca de 132 mil foram testes TAAN/PCR e mais de 488 mil testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional. Estes números não incluem autotestes.

Só no dia 23 de dezembro, realizaram-se no país perto de 360 mil testes, um novo máximo de testagem diária, sendo que a 24 de dezembro somaram-se mais de 260 mil testes, fazendo deste o segundo dia com mais testes efetuados desde o início da pandemia.

Até à data, já foram realizados em Portugal mais de 25 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, aproximadamente 16,2 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 8,9 milhões de TRAg de uso profissional.

Entre 1 e 24 de dezembro efetuaram-se mais de 3,7 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária de cerca de 155 mil testes, dos quais mais de 1,1 milhões foram TAAN/PCR e perto de 2,6 milhões foram TRAg de uso profissional. Neste que é já o mês com mais testes realizados desde o início da pandemia, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 19 dos 24 dias já contabilizados, tendo em quatro desses dias superado a fasquia dos 200 mil testes diários.

 

Relacionadas

Prazo de validade dos testes ainda a está ser estudado pelo Governo

O secretário de Estado não confirmou ainda essa medida, afirmando que o Governo “não olha esforços para manter a sua capacidade testagem” e que, se os prazos forem reduzidos, continuará “a fazer o esforço” para dar resposta à procura de testes.
Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários