[weglot_switcher]

Portugal candidata projectos de 1,2 mil milhões para transportes

Projetos ferroviários com destaque nas 30 candidaturas a fundos europeus. Representam maior fatia com mil milhões de euros de investimentos em cinco projetos entre os quais o Corredor Internacional Sul e a ligação ao porto de Leixões.
  • Cristina Bernardo
8 Fevereiro 2017, 19h42

Portugal apresentou 30 novas candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do programa Mecanismo Conectar Europa (CEF), representando um investimento global de 1,2 mil milhões de euros, avança, em comunicado, o gabinete do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas (MPI), Pedro Marques.

As candidaturas abrangem todos os modos de transporte, com particular destaque para projetos ferroviários: um total de cinco projetos e 1.016 milhões de euros de investimento, em linha com a prioridade definida pelo Governo no Plano Ferrovia 2020.

Entre os projetos ferroviários candidatados, o MPI realça o Corredor Internacional Sul, a segunda fase das obras da linha Évora-Caia e a modernização da Linha de Sines; no Corredor Internacional Norte, a nova linha Aveiro-Mangualde; e a ligação ao porto de Leixões.

O MPI assinala  também “o volume considerável” de projetos no domínio do sector marítimo-portuário: quatro projetos, num total de 97 milhões de euros de investimento.

Na rodovia, o destaque vai para ligação da A25 à fronteira de Vilar Formoso, num total de 15 milhões de euros. Com as outras quatro candidaturas no modo rodoviário perfaz-se um total de 36 milhões de euros de investimento.

O ministério liderado por Pedro Marques dá ainda conta da apresentação de oito candidaturas por parte da Força Aérea, para um investimento global de 33 milhões de euros.

Cinco das candidaturas são apresentadas ao CEF Coesão e as restantes 25 ao CEF Geral.

Para o investimento global de 1,2 mil milhões de euros, são solicitados apoios comunitários num montante de 826 milhões de euros (taxa média de comparticipação de 69%).

Está em causa maioritariamente investimento público (1.140 milhões de euros), mas também investimento privado (56 milhões de euros).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.