[weglot_switcher]

Portugal desafia Coreia do Norte a “retomar um diálogo sério”

Ministério dos Negócios Estrangeiros qualificou o último teste nuclear norte-coreano como “uma flagrante e inaceitável violação das obrigações definidas”.
4 Setembro 2017, 15h07

Em comunicado enviado às redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) “condena veementemente” um novo teste nuclear pela República Popular Democrática da Coreia, “mais uma flagrante e inaceitável violação das obrigações das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.

O Governo reitera o seu “empenho no rigoroso cumprimento das sanções unanimemente impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e pela União Europeia à República Popular Democrática da Coreia”.

Portugal exorta ainda a República Popular Democrática da Coreia a “retomar um diálogo sério com a comunidade internacional, no sentido de um abandono completo, verificável e irreversível dos seus programas balístico e nuclear, que desafiam os regimes internacionais de não proliferação e desarmamento, colocando em risco a paz e a estabilidade regionais e mundiais”.

No último domingo, a Coreia do Norte realizou o sexto teste nuclear, o mais potente de todos.  A comunidade internacional condenou o novo desenvolvimento de armamento norte-coreano. Seul e Tóquio pediram mais sanções ao regime de Kim Jong-un.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.