[weglot_switcher]

Portugal diminuiu prémio de risco para adquirir dívida de longo prazo

Segundo projeções do portal World Government Bonds, Portugal já se financia mais barato do que dez economias do euro. Um estudo do jornal “Expresso” anuncia que em setembro o ‘spread’ da dívida portuguesa deve ser mais baixo do que o da Bélgica e da França.
29 Maio 2023, 17h18

Portugal conseguiu diminuir o prémio de risco exigido pelos investidores para adquirir dívida de longo prazo, que em setembro vai ficar abaixo do da Bélgica e França, segundo projeções do portal World Government Bonds.

Atualmente, o spread da dívida portuguesa já é inferior ao de dez economias do euro, incluindo Espanha, Grécia e Itália e, nos próximos cinco meses, segundo uma previsão realizada pelo jornal “Expresso”, vai deixar para trás a Bélgica e a França.

As economias da Bélgica e de França são consideradas economias do ‘centro’ da zona Euro, mas este ano apresentam previsões de défice orçamental e de nível de endividamento em relação ao Produto Interno Bruto superiores às portuguesas para 2023 ou 2024, segundo os cálculos oficiais apresentados a Bruxelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.