Portugal doa 75 mil euros a Cabo Verde para compra de equipamentos de proteção individual

“Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste”, refere a embaixada.

Máscaras N95

Portugal disponibilizou 75 mil euros a Cabo Verde para o país africano adquirir equipamentos de proteção individual no âmbito do plano de ação contra a pandemia de covid-19, foi anunciado esta terça-feira.

A embaixada de Portugal em Cabo Verde informou em comunicado que o apoio enquadra-se no âmbito do plano de ação e resposta sanitária à pandemia que se estende ainda aos restantes Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal assinou o acordo com a Direção Nacional de Saúde (DNS) de Cabo Verde para apoio extraordinário de 75 mil euros, para disponibilização de equipamento de proteção individual, equipamentos para testes PCR, designadamente zaragatoas e outros produtos, no âmbito da pandemia de covid-19.

“Este apoio enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, cuja estruturação teve em linha de conta o contexto de pandemia mundial e a determinação do Governo Português em contribuir para os esforços dos seus principais países parceiros no combate ao novo coronavírus e aos seus efeitos”, lê-se na nota da cooperação portuguesa.

A mesma fonte concluiu que o apoio visa promover a capacidade de resposta de Cabo Verde na proteção dos que diariamente lidam com a pandemia nas estruturas de saúde, designadamente médicos e enfermeiros, assim como no plano de testagem, nomeadamente com a aquisição de testes antigénios.

Cabo Verde registou hoje mais 29 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, aumentando para 11.752 o total de infeções acumuladas no país desde 19 de março.

Do total acumulado, o país mantém 112 óbitos, dois doentes transferidos e 134 casos ativos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.775.272 mortos resultantes de mais de 81,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 6.751 pessoas dos 400.002 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Recomendadas

Economia cabo-verdiana cresceu quase 18% no segundo trimestre

O crescimento da economia cabo-verdiana voltou a acelerar no segundo trimestre, para quase 18%, que se soma a 16,8% nos primeiros três meses, indicam dados provisórios divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) cabo-verdiano.

Angola. Inflação atinge 19,7% em agosto e dívida pública baixa para 66%, revela Governo

A taxa de inflação em Angola atingiu em agosto 19,7% contra os 30% do período homólogo de 202, enquanto o rácio da dívida pública baixou para 66%, no primeiro trimestre de 2022, anunciou hoje o Governo angolano.

CPLP e comunidade da África Central negoceiam cooperação política e de formação em português

A Comunidade Económica dos Estados da África Central e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutiram hoje formas de cooperação no domínio político, desenvolvimento da língua portuguesa e comissões de observação eleitoral, referiram responsáveis das organizações.
Comentários