[weglot_switcher]

Portugal e Cabo Verde colaboram na integração de imigrantes

O projeto Coop4Int, que une os dois países, vai promover instrumentos de inclusão social que passam por maior acesso a formação profissional, produção e divulgação de dados sobre migração em Cabo Verde (estudos e campanhas de sensibilização) ou visitas de estudo entre Portugal e Cabo Verde.
22 Dezembro 2021, 15h55

Portugal e Cabo Verde apresentaram esta quarta-feira o seu projeto de cooperação para melhorar a integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana, com um orçamento de 1,5 milhões de euros, financiado em 94,42% pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), da União Europeia.

O projeto, designado “Coop4Int – Strengthening Migrant Integration through cooperation between Portugal and Cabo Verde”, arrancou a 1 de dezembro e tem uma duração de 37 meses, estando previsto que termine a 31 de dezembro de 2024. Esta quarta-feira realizou-se o evento conjunto que assinalou o arranque formal das atividades do projeto.

O principal objetivo do Coop4In é reforçar os mecanismos de integração dos imigrantes na sociedade cabo-verdiana e no mercado de trabalho. Ou seja, promover instrumentos de inclusão social que passam por maior acesso a formação profissional, produção, sistematização e divulgação de dados sobre migração em Cabo Verde (estudos e campanhas de sensibilização sobre tolerância), organização de visitas de estudo entre Portugal e Cabo Verde, entre outras medidas.

O evento de lançamento contou com a participação dos dois governos, bem como representantes da Comissão Europeia, do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), do Alto Comissariado para as Migrações, da Alta Autoridade para a Imigração, do Instituto Politécnico de Bragança e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Segundo a ministra de Estado e da Presidência, os fortes laços que unem Portugal e Cabo Verde “são convocados para encontrar repostas comuns aos desafios dos nossos tempos”. Na sua opinião, “a relação próxima e cordial” entre a Alta Autoridade para a migração e o Alto Comissariado para as Migrações “fica vertida num projeto robusto”. “As migrações são uma prioridade para o país”, destacou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Em comunicado, o gabinete de Mariana Vieira da Silva destaca que o Coop4Int “é financiado através da Migration Partnership Facility III, implementado pelo ICMPD, e traduz-se na implementação em Cabo Verde de uma resposta pública de apoio à integração de migrantes com características e funções similares ao modelo português, além do reforço das capacidades institucionais e da produção de estudos sobre a realidade migratória em Cabo Verde”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.