[weglot_switcher]

Portugal é o 28.º país mais atrativo para o talento mundial

Segundo o Global Talent Competitiveness índex 2019, apresentado em Davos, Lisboa é a cidade número 45 a atrair e reter trabalhadores qualificados.
  • Rodeie-se de talento.
22 Janeiro 2019, 14h00

Portugal é o 28.º país do mundo na capacidade de atrair, captar e reter trabalhadores qualificados, segundo o Global Talent Competitiveness índex 2019, apresentado na cimeira de Davos. O ranking é liderado pela Suíça e tem nos dois lugares seguintes Singapura e os Estados Unidos.

O índice mede os níveis de competitividade global na área do talento, com base em 68 variáveis. O que agora se publica abrangeu 125 economias nacionais e 114 cidades, concluindo que a competitividade de talento está a fortalecer-se em grupos de países onde já é comparativamente alta e a enfraquecer naqueles onde é relativamente baixa.

O top 20 é a prova disso, sendo dominado pela Europa que nele inscreve 13 países. Estão lá toda a Escandinávia – Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia –, a Holanda (8.º), Reino Unido (9.º), Luxemburgo (10.º), Islândia (13.º), Alemanha (14.º), Irlanda (16.º), Bélgica (17.º) e Áustria (18.º). Contrariamente, Ásia, América Latina e África estão a sofrer uma erosão progressiva da sua base de talentos.

Segundo o relatório são as cidades e não os países que estão a desenvolver papéis mais fortes como centros de talentos, sendo cruciais para reformular o cenário global. A crescente importância das cidades é justificada pela “maior flexibilidade e capacidade de adaptação às novas tendências e padrões – como unidades económicas ágeis, onde as políticas podem ser mudadas mais rapidamente”.

A norte-americana Washington lidera o top 10 das cidades, devido à sua economia estável,  população dinâmica, infra-estruturas e conectividade excepcionais, uma força de trabalho altamente qualificada e educação de classe mundial. Seguem-se quatro capitais europeias: Copenhaga, Oslo, Viena e Zurique. Lisboa está em 45.º,  quatro lugares acima de Barcelona e 13 acima de Pequim.

O estudo da competitividade do talento é publicado pela escola de negócios INSEAD, em parceria com o grupo de recursos humanos Adecco Group e a empresa Tata Communications.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.