[weglot_switcher]

Portugal é o oitavo país europeu com menos abandono escolar precoce (com áudio)

Cerca de 6% dos jovens dos 18 aos 24 anos abandonaram o ensino de modo precoce em Portugal em 2022. Há dez anos, essa taxa ultrapassava os 20% e era das mais expressivas da Europa.
23 Maio 2023, 11h18

Se há dez anos Portugal era o segundo país europeu com mais abandono escolar precoce, hoje está entre os lugares opostos dessa tabela. De acordo com o Eurostat, por cá, 6% dos jovens dos 18 aos 24 anos saem prematuramente do ensino, sendo essa a oitava taxa mais baixa entre os estados-membros da União Europeia. Ainda assim, enquanto no bloco comunitário o último ano foi sinónimo de recuo desse indicador, em Portugal houve um ligeiro agravamento.

“A fatia de jovens que saem da escola de modo precoce diminuiu consistentemente nos últimos dez anos, de 13% em 2012 para 10% em 2022. Mas ainda há caminho a fazer para atingir a meta de reduzir a taxa ao nível da União Europeia para um valor inferior a 9% até 2030”, sublinha o gabinete de estatísticas, numa nota divulgada esta terça-feira.

Em comparação, há dez anos, a taxa de abandono escolar precoce estava em 20,5% em Portugal, sendo esse o segundo valor mais elevado do bloco comunitário. Só Espanha, com uma taxa de 24,7%, superava Portugal.

Já em 2022, por cá, 6% dos jovens dos 18 aos 24 anos saíram do ensino prematuramente, o que significa que Portugal está agora abaixo da média europeia e da meta traçada até 2030.

Mais, numa única década, a taxa portuguesa passou das mais acentuadas para as menos expressivas: em 2022, Portugal foi o oitavo país da União Europeia com menos abandono escolar (ver gráfico abaixo).

Já Espanha (14%) continua nos lugares do topo da tabela, ocupando agora a segunda posição, atrás da Roménia (16%). No topo da tabela, aparecem também a Hungria (12%), Alemanha (12%) e Itália (12%).

Já do outro lado do espectro, a Croácia (2%), a Irlanda (4%), a Eslovénia (4%) e a Grécia (4%) destacam-se ao terem registado em 2022 as taxas de abandono escolar mais baixas.

“Dezoito membros da União Europeia já atingiram a meta de 2030 para este indicador: Bélgica, República Checa, Irlanda, Grécia, França, Croácia, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Polónia, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia”, salienta o gabinete de estatísticas.

Importa notar que, no conjunto da UE, a taxa de abandono escolar precoce foi mais elevada em 2022 entre os jovens do que as jovens. Só a Bulgária e a Grécia contrariaram essa tendência.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.