Portugal em linha com a zona euro. Inflação nos 8,1% em maio (com áudio)

Já a União Europeia (UE) registou uma inflação de 8,8% no quinto mês de 2022.

Portugal está em linha com a zona euro no que à inflação diz respeito: em maio, a taxa anual fixou-se nos 8,1%, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira. Já em abril, também se encontravam alinhavadas nos 7,4%. Por sua vez, a União Europeia (UE) registou 8,8% no quinto mês de 2022.

O serviço de estatística da UE indica que as taxas anuais mais baixas foram registadas em França, Malta (ambos 5,8%) e Finlândia (7,1%). A mais alta anual as taxas foram registradas na Estónia (20,1%), Lituânia (18,5%) e Letónia (16,8%). Comparado com abril, a inflação caiu num Estado-Membro (nos Países Baixos, na ordem dos -0,8%) e aumentou em vinte e seis.

Em maio, o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da área do euro veio dos produtos energéticos (+3,87 pontos percentuais, pp), seguindo-se alimentação, álcool e tabaco (+1,59 pp), serviços (+1,46 pp) e bens industriais não energéticos (+1,13 pp)

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

Cinco milhões depois a Feira Popular acabou, burlas nos arrendamentos nos sites imobiliários e justiça europeia investiga dono da TVI são algumas das manchetes que marcam o dia.

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

Moção de censura do Chega debatida e votada, ANA – Aeroportos de Portugal ouvida na Assembleia da República e deputados decidem se chamam Pedro Nuno Santos por causa do novo aeroporto do Montijo.

OE2022. Marcelo promulga atualização extraordinária das pensões

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta terça-feira o decreto que regulamenta a atualização extraordinária das pensões, medida prevista no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
Comentários