[weglot_switcher]

Portugal emite 750 milhões de euros em dívida a 15 anos a taxas mais baixas

No primeiro leilão após as eleições legislativas e a subida de ‘rating’ pela DBRS, Portugal pagou menos para emitir Obrigações do Tesouro a 15 anos face ao leilão de setembro.
9 Outubro 2019, 10h47

O IGCP – Agência de Gestão de Tesouraria e Dívida Pública emitiu esta quarta-feira 750 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a 15 anos, tendo pago uma taxa de alocação de 0,49%.

Seguindo a tendência dos últimos meses, Portugal pagou assim menos do que no último leilão comparável, a 11 de setembro, quando a entidade liderada por Cristina Casalinho emitiu 400 milhões de euros em OT a 15 anos, com uma taxa de juros de 0,676%.

A emissão de dívida de longo prazo tem lugar três dias depois das eleições, cujo resultado foi bem recebido pelos mercados, que encararam a vitória do PS como um cenário de continuidade, e da subida de ‘rating’ pela DBRS, na última sexta-feira. Ocorre ainda a poucos dias de Portugal pagar o reembolso antecipado de dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a ‘troika’, segundo o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, à agência Lusa.

O governante português indicou que a data para o pagamento antecipado ainda não está fechada, mas é certo que será “já em outubro”, devendo ocorrer entre os dias 15 e 17 e que este pagamento antecipado irá permitir uma poupança em juros acumulada da ordem dos 120 milhões de euros.

No mercado secundário, os juros da dívida portuguesa a 10 anos negociam esta quarta-feira nos 0,12%.

Para o último trimestre do ano, o Tesouro não indica quantas emissões de OT prevê nem a data, tendo apenas agendado apenas um leilão de Bilhetes do Tesouro, segundo o plano de financiamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.