[weglot_switcher]

Portugal emite três mil milhões de euros a 20 anos com 1,2% de juros

“No seu primeiro leilão do ano Portugal emitiu com sucesso 3.000 milhões de dívida de longo prazo, com a procura a superar os 20.000 milhões de euros”, diz Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa. A procura superou 6,6 vezes a oferta.
  • 1 – Portugal
12 Janeiro 2022, 12h36

É oficial. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP colocou no mercado uma emissão de 3 mil milhões de euros de Obrigações do Tesouro a 20 anos. O juro do cupão é 1,2%, porque foi os títulos foram colocados à taxa Mid-Swap (a 20 anos) acrescido de um spread de 60 pontos base.

A procura superou 6,6 vezes a oferta.

Filipe Silva, Diretor de Investimentos do Banco Carregosa, comentou  a venda das Obrigações do Tesouro que têm data de vencimento em novembro 2042.

“No seu primeiro leilão do ano Portugal emitiu com sucesso 3.000 milhões de dívida de longo prazo, com a procura a superar os 20.000 milhões de euros”, diz Filipe Silva.

Para o diretor do Banco Carregosa, “o IGCP surpreendeu o mercado ao fazer um leilão a 20 anos, quando o mesmo esperava um novo benchmark para Portugal a 10 anos. Não obstante, a procura acabou por ser muito forte, numa altura em que assistimos a uma subida generalizada dos prémios de risco das dívidas soberanas europeias”.

Filipe Silva explica também a subida dos prémios de risco das dívidas soberanas europeias. “Os fatores que têm levado a esta subida não são novos. Uma inflação persistente, elevados preços da energia, interrupção da cadeia de abastecimento e os efeitos de novas variantes do vírus”.

Para contrabalançar todos estes efeitos, “os bancos centrais têm ajustado as suas políticas, anunciando a retirada de estímulos. Numa fase posterior perspetiva-se que iniciem um ciclo de subida das taxas de juro”, diz ainda o mesmo especialista.

“O IGCP acaba por tirar partido do ainda baixo nível de taxas de juro para fazer uma emissão de longo prazo e com um prémio de risco inferior ao custo médio que a dívida nacional apresenta”, conclui o Diretor de Investimentos do Banco Carregosa.

Segundo noticiou ontem a Bloomberg, Portugal mandatou um sindicato bancário para lançar uma emissão de dívida a 20 anos. O sindicato é composto pelo BNP Paribas, Credit Agricole CIB, Morgan Stanley, J.P. Morgan, Nomura e NovoBanco como ‘Joint Lead Managers’ (bancos responsáveis pela operação).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.