[weglot_switcher]

Portugal emitiu hoje os primeiros certificados digitais Covid

Os três tipos de certificado (vacinação, teste PCR ou recuperação) podem ser requisitados através do portal online do SNS 24.
16 Junho 2021, 12h33

Portugal começou esta quarta-feira a emitir os primeiros certificados digitais para pessoas vacinadas contra a Covid-19 e, a partir de amanhã, será possível obter os outros tipos de passaportes que ou comprova que a pessoa está inoculada/recebeu uma dose, foi testada e está negativa ou teve a doença mas recuperou.

Os três tipos de certificado (vacinação, teste ou recuperação) podem ser requisitados através do portal online do SNS 24, de acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os SPMS detalham que, para fazer esse pedido, o cidadão deve aceder ao portal, seguir as instruções que surgem no ecrã, selecionar o tipo de certificado e, depois da validação do pedido, o documento será disponibilizado quer em português quer em inglês, através de email por exemplo.

No caso do certificado de testagem, abrange apenas o teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN). Ou seja, RT-PCR, RT-PCR em tempo real, mas “brevemente” vai ser possível obter os certificados para os testes rápidos, bem como obtê-los noutras plataformas.

“O sistema de verificação do certificado digital, através de uma aplicação móvel de leitura, encontra-se em fase de conclusão de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos demais países da União Europeia”, detalha a entidade prestadora de serviços ao Serviço Nacional de Saúde.

Na segunda-feira, aquando da aprovação do certificado europeu, o primeiro-ministro referiu que este documento cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”. “Temos agora a oportunidade de viajar em liberdade e em segurança, mas sempre respeitando as normas de segurança, porque é preciso continuar a combater esta pandemia”, disse António Costa, em Bruxelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.