Portugal entre os países onde a Europol realizou megaoperação de combate à lavagem de dinheiro

Mais de 650 bancos, 17 associações bancárias e outras instituições financeiras reportaram 7.520 transações de dinheiro fraudulentas, ajudando a impedir a perda de 12,9 milhões de euros.

A Europol realizou uma megaoperação de combate à lavagem de dinheiro, que terminou com a prisão de 228 indivíduos. Portugal encontra-se entre os 31 países onde a operação teve lugar, segundo a polícia europeia.

Além das detenções, as autoridades europeias também identificaram 3.833 mulas, as pessoas que transportam o dinheiro entre países. A operação decorreu entre setembro e novembro deste ano.

Mais de 650 bancos, 17 associações bancárias e outras instituições financeiras reportaram 7.520 transações de dinheiro fraudulentas, ajudando a impedir a perda de 12,9 milhões de euros.

A operação coordenada pela Europol contou com a ajuda de várias autoridades policias, judiciais, e financeiras das mais de três dezenas de países, incluindo Portugal.

“Durante a operação de três meses, a Europol apoiou as operações ao assistir as autoridades nacionais com informação para cruzar nas bases de dados da Europol e a recolha de informação para análises”, segundo esta autoridade.

 

Recomendadas

Tribunal emite mandado de captura de empresário alemão acusado de prostituição de menores

Segundo uma nota na página do Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa – sem citar o nome, mas indicando o número do processo que foi atribuído ao caso do arguido conhecido como “Rei dos Aspiradores” -, o juiz de instrução confirmou a acusação do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Schmelz vai responder por 21 crimes de recurso à prostituição de menores agravado e cinco crimes de aliciamento de menores para fins sexuais.

Novo fôlego em Belém, o sufoco do costume em São Bento. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes”

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta quarta-feira

Há entre 660 e 680 mil portugueses a viver em pobreza energética severa; TAP paga oito milhões para travar greve e promete bónus por acordo de empresa; Megaprocesso leva a PJ de novo à Câmara de Lisboa.
Comentários