[weglot_switcher]

Portugal entrou há 30 anos na UE. Para comemorar, Avillez vai cozinhar para os líderes europeus

Os líderes da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para uma cimeira que terá ao almoço de trabalho pratos de chefs de Portugal e Espanha, para assinalar os 30 anos da adesão dos dois países à Europa.
15 Dezembro 2016, 10h54

Por iniciativa portuguesa, a ementa do almoço de trabalho dos chefes de Estado e de Governo da UE fica a cargo dos chefs José Avillez e Pepe Solla, ambos estrelas Michelin, que em conjunto cozinharão uma refeição ibérica, que o primeiro-ministro António Costa disse acreditar que transmitirá um sinal positivo e ajudará as discussões.

“Este ano assinalamos os 30 anos da adesão de Portugal e Espanha à UE e, num momento em que há tanta incerteza na Europa, é bom que haja países que queiram e gostem de assinalar o facto de serem membros da UE. E temos uma excelente forma de o fazer, que é através da demonstração da excelência da cultura gastronómica de Portugal e Espanha”, explicou o primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas, na véspera da cimeira.

O chefe de Governo explicou que a Academia Portuguesa de Gastronomia indicou o ‘chef’ Avillez para representar Portugal e a mulher do chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, indicou Pepe Solla, “e os dois, em conjunto, decidiram organizar um almoço ibérico, confecionado por ambos, e que será devidamente servido com vinhos portugueses e espanhóis”.

Costa disse acreditar que a refeição auxiliará os chefes de Estado e de Governo da UE a tomar boas decisões no Conselho de hoje, afirmando que “Portugal e Espanha, que têm sempre sido dois países muito construtivos no projeto europeu, darão aqui mais um bom contributo para a construção da Europa”.

As discussões dos líderes centrar-se-ão em questões relacionadas com migrações, defesa e economia, numa cimeira de um só dia, após a qual discutem, já só a “27”, o ‘Brexit’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.