[weglot_switcher]

“Portugal está entre os países com mais balcões por habitante a nível europeu”, revela especialista

Maxime Legrand lamentou esta segunda-feira, na conferência sobre o sindicalismo moderno dinamizada pelo Sindicato Nacional de Quadros e Técnicos Bancários, a perda de muitos empregos no sector financeiro europeu nos últimos anos mas deu uma nota positiva, destacando que “Portugal, França e Espanha são os países onde há mais balcões por habitante” e que nesse sentido, “ainda estamos bem posicionados”.
5 Junho 2023, 16h40

Portugal, Espanha e França são os países da União Europeia que dispõem de mais balcões no sector financeiro por habitante a nível europeu. A afirmação foi proferida por Maxime Legrand, presidente da confederação Europeia dos Quadros e da Federação Europeia dos Quadros das Instituições de Crédito, na 1ª Grande Conferência do Sindicalismo Moderno que teve lugar esta segunda-feira em Lisboa, no âmbito dos 40 anos do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários.

Este especialista, que debruçou-se sobre os desafios do sector financeiro nos próximos anos, começou por referir que é “excelente” que os bancos tenham lucros e que é “algo maravilhoso” que os bancos tenham a capacidade de financiar as empresas e a sociedade.

“Temos que fazer o nosso lobbiyng de forma contínua e defender o impacto que a negociação tem sobre o emprego”, destacou referindo que “os bancos não querem saber se atingem o lucro com 60 mil ou com 40 mil pessoas”, realçou este responsável.

Maxime Legrand lamentou a perda de muitos empregos no sector financeiro europeu nos últimos anos mas deu uma nota positiva, destacando que “Portugal, França e Espanha são os países onde há mais balcões por habitante” e que nesse sentido, “ainda estamos bem posicionados”. A título de exemplo, este especialista realçou que “na Holanda, temos 25 mil pessoas por balcão enquanto em Espanha e Portugal esse número ronda os dois mil”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.