[weglot_switcher]

Portugal foi o segundo país que mais beneficiou do apoio do BEI em percentagem do PIB

O grupo BEI apoiou 27 operações em Portugal, num volume total superior a 5,32 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 128% em relação a 2020 e um novo recorde.
  • Mourinho Félix
14 Fevereiro 2022, 12h31

O financiamento e a concessão de garantias do Banco Europeu de Investimento (BEI) a projetos nacionais atingiu os 5,32 mil milhões de euros, mais do que duplicando o montante face ao que foi alcançado no ano anterior e atingido um novo recorde. Em termos globais, Portugal foi o quinto maior beneficiário de apoio do grupo em 2021 e o segundo em percentagem do produto interno bruto (PIB).

“Este ano foi extraordinário” em termos de financiamento, mas também “no sentido de não ser repetível, por boas razões”, afirmou Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente do BEI, numa conferência de imprensa realizada esta segunda-feira para apresentar a atividade do banco. “Com a saída da crise pandémica e a recuperação económica em curso”, as empresas vão recuperar a sua atividade e o BEI deixará de “ter um papel tão importante como teve em 2020 e 2021 no apoio à liquidez e ao financiamento para que as empresas pudessem manter a sua atividade”.

De acordo com os dados revelados, o grupo BEI apoiou 27 operações em Portugal, num volume total superior a 5,32 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 128 % em relação a 2020.

A maior parte da atividade do BEI em Portugal (92%) está concentrada nas pequenas e médias empresas (PME), estimando-se que o grupo tenha apoiado mais de 22 mil PME portuguesas em 2021.

“A pandemia veio acentuar a necessidade de apoiar as PME, que representam uma parte substancial do panorama do emprego nacional”, refere o banco, adiantando que “Portugal foi um dos principais beneficiários do financiamento do Grupo BEI destinado a suprir as necessidades de liquidez destas empresas”. No total, receberam perto de 4,87 mil milhões de euros em 2021.

Portugal foi também um dos principais beneficiários do Fundo de Garantia Pan-Europeu (EGF) através das garantias que o BEI e o FEI assinaram com instituições financeiras portuguesas. Em 2021, o grupo assinou 16 operações do EGF em Portugal, num montante total de garantia superior a 1,8 mil milhões de euros. Esta carteira de garantias deverá gerar cerca de 11,6 mil milhões de financiamento em condições favoráveis para as empresas afetadas pela pandemia, sobretudo PME.

Quanto à atividade global em 2021, o BEI canalizou 95 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 44% face aos 66 mil milhões em 2020. Fora da União Europeia, concedeu 8,1 mil milhões de euros de financiamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.