[weglot_switcher]

Portugal fora do calendário provisório da F1 para 2021

Portugal, que voltou a receber uma corrida de F1 mais de duas décadas depois, está, para já, de fora do calendário provisório. Poderá haver, no entanto, luz ao fundo do túnel por haverem três fins-de-semana ainda aberto.
10 Novembro 2020, 15h11

A F1 divulgou esta terça-feira o calendário provisório para o campeonato do mundo de 2021 e o Grande Prémio de Portugal, que este ano se realizou em Portimão, ficou de fora.

Como tem sido hábito há já vários anos, o campeonato do mundo tem início em Melbourne, na Austrália, a 21 de março. Com um total de 23 corridas previstas — um recorde da competição — a edição de 2021 da prova rainha do desporto motorizado acaba 5 de dezembro, em Abu Dhabi.

“Os planos para 2021 envolveram um extenso diálogo com todos os promotores e as respetivas autoridades locais e nacionais numa altura de contínua incerteza devido à pandemia global”, diz a F1 em comunicado.

A organiza salienta ainda que os promotores asseguraram condições de segurança para as corridas, esperando o regresso dos fás aos autódromos. “Como dissemos anteriormente, esperamos o regresso dos fãs em 2021 e que o calendário seja semelhante ao que tinha sido originalmente planeado para a época de 2020”, prossegue a F1.

A confirmarem-se as provas previstas, 2021 marcará o regresso ao circuito de Zandvoort, na Holanda, que este ano foi cancelado por causa da pandemia. Já a prova do Vietname não consta do calendário provisório, ao contrário do que tinha sido planeado para a presente época, antes da Covid-19. Já a Arábia Saudita é outra novidade do calendário, que deverá ser palco da 22ª corrida de 2021, a 28 de novembro.

Portugal, que 27 anos depois voltou a receber uma corrida de F1, está, para já, de fora do calendário provisório. Poderá haver, no entanto, luz ao fundo do túnel porque o fim-de-semana de 25 de abril não tem grande prémio atribuído — será a quarta prova do calendário —, havendo ainda dois fins-de-semana sujeitos a contrato: Barcelona e Interlagos, no Brasil.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.