[weglot_switcher]

Portugal Fresh promove frutas e legumes na Alemanha

A plataforma de promoção das frutas e legumes nacionais vai marcar presença na IPM Esse, até 31 de janeiro, e na Fruit Logistica, em Berlim, entre 5 e 7 de fevereiro.
28 Janeiro 2020, 16h39

A plataforma empresarial Portugal Fresh vai promover, durante as próximas duas semanas, as frutas, legumes e flores nacionais na Alemanha, ao marcar presença com as empresas portuguesas destes setores em duas das principais feiras empresariais do setor, a IPM Essen e a Fruit Logistica, em Berlim.

“Nas próximas duas semanas, a Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal desloca-se à Alemanha para uma ação de promoção dos produtos portugueses, marcando presença em duas das maiores feiras do mundo para este setor. A primeira paragem será em Essen onde, a partir de amanhã [hoje] e até 31 de janeiro, decorre a ‘IPM Essen’, especializada em flores e plantas. Quatro empresas portuguesas produtoras de plantas e flores integram o ‘stand’ da Portugal Fresh na feira, onde são esperados 53 mil visitantes profissionais”, destaca um comunicado da Portugal Fresh.

De acordo com esse documento, a iniciativa contará com a visita oficial do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, que se desloca à feira amanhã, dia 29 de janeiro, e marca também presença no jantar da representação portuguesa.

Na ‘IPM Essen’ participam as empresas Viveiros Monterosa, Viplant, Colossus Plants e Bayflor.

“Cerca de uma semana depois, entre 5 e 7 de fevereiro, arranca a ‘Fruit Logistica’ em Berlim, uma das maiores do mundo com 78 mil visitantes de 140 países. No ‘stand’ da Portugal Fresh vão estar representadas 32 empresas, organizações e parceiros com um histórico de mais de dez anos de presença neste certame, que se realiza todos os anos na capital alemã”, adianta o referido comunicado da Portugal Fresh.

A Portugal Fresh sublinha que a Alemanha é o quinto principal mercado para as exportações de frutas, legumes e flores nacionais, depois de Espanha (que lidera), França, Holanda e Reino Unido. Sendo a maior economia da Europa, é o principal importador de frutas, legumes e flores da União Europeia.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha, que “a Alemanha é um destino estratégico para as exportações de frutas, legumes e flores e tem aumentado, todos os anos, a compra de produtos portugueses, com destaque para os pequenos frutos e para a pera rocha”.

“Mas estas feiras internacionais são também um palco privilegiado para contactar clientes oriundos de outras geografias e para mostrar o potencial da nossa produção, cada vez mais diversificada”, defende este responsável.

Na ‘Fruit Logistica’ vão marcar presença as empresas 100% Titular, Alitec, Bfruit, Coopval, Emergosol, Frusoal, Frutalvor, Frutas Classe, Granfer, Greenpeas, Hortaibérica, Hortapronta, Hortomelão, Lusomorango, Lusopera, Patricia Pilar, Triportugal, Vale da Rosa e Vitacress.

A estas empresas, juntam-se as seguintes associações e parceiros: Edia, Fepal, Hubel, Hidrosoph, Lafpack, Magos, Crédito Agrícola, APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça) e  ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem 87 sócios que representam mais de 4.500 produtores portugueses.

Criada em dezembro de 2010, tem como missão valorizar a origem ‘Portugal’ e as características dos produtos nacionais e promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo. A Portugal Fresh trabalha também para incentivar o consumo de fruta e legumes, principalmente, junto dos mais jovens.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.