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Portugal Fresh regressa a Berlim para promover produção nacional na Fruit Logistica

No total, cerca de 30 empresas, associações e parceiros vão marcam presença no evento, de 5 a 7 de abril, ocupando cerca de 300 metros quadrados.
25 Março 2022, 21h18

A Portugal Fresh, que representa os produtores nacionais de frutas e legumes, vai regressar a Berlim para promover a produção nacional num participação conjunta na Fruit Logistica, entre 5 e 7 de abril.

“A Portugal Fresh regressa a Berlim, entre 5 e 7 de abril, para promover as frutas e legumes portugueses e marca presença na Fruit Logistica, a maior feira empresarial do sector. No total, cerca de 30 empresas, associações e parceiros marcam presença no evento, ocupando cerca de 300 metros quadrados”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis desta organização destacam que, “numa altura em que os produtores se confrontam com uma escalada dos preços da energia, combustíveis e matérias-primas, a Portugal Fresh acredita que a promoção internacional assume maior relevância e pode contribuir para a valorização dos produtos nos mercados externos”.

A Portugal Fresh recorda que o sector das frutas, legumes e flores valeu 3.841 milhões de euros no ano passado (um crescimento de 17% face a 2020) e representa cerca de 40% de todo o sector agrícola nacional.

“Em 2021, as exportações destes produtos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 1.700 milhões de euros (1.731 milhões de euros), atingindo o valor mais alto de sempre. A tendência de crescimento do valor das exportações mantém-se há dez anos consecutivos, fruto também de uma estratégia bem definida de promoção internacional”, defende o mesmo comunicado.

Para Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, “regressamos a Berlim num contexto difícil”.

“Estamos ainda em pandemia, vivemos os efeitos da seca e assistimos à escalada do conflito na Ucrânia. Neste momento, é mais importante do que nunca defender a distribuição equilibrada do valor na cadeia alimentar. Os produtores devem ser justamente remunerados pelo seu trabalho. As sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a crescer no mercado externo e a valorizar mais a sua produção. Assim, face à escalada de preços dos fatores de produção, valorizar o que produzimos fora de Portugal é também uma forma de aumentar o valor dos nossos produtos”, afirma este responsável.

A Portugal Fresh advoga ainda que o Governo deve atualizar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tendo em conta a nova realidade, defendendo que “os apoios devem responder às reais necessidades das empresas e atenuar os graves efeitos que já se refletem na atividade dos produtores”.

A participação da Portugal Fresh é realizada no âmbito do Projeto Conjunto de Internacionalização 2022/2023 apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que prevê um investimento global de 948,9 mil euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem 87 sócios que representam mais de 4.500 produtores portugueses de frutas, legumes e flores.

Criada em dezembro de 2010, a sua missão é valorizar a origem ‘Portugal’ e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.

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