Portugal. Fusões e aquisições triplicam em 2015

Empresas espanholas são as que mais realizaram investimentos no acumulado do ano

O mercado de fusões e aquisições em Portugal registou no mês de novembro outubro 26 transacções que movimentaram 2,54 mil milhões de euros, e entre janeiro e novembro, foram registadas 224 transações que movimentaram 18,27 mil milhões, entre anunciadas e concluídas, incluindo aquisição de activos e tendo em conta as operações com valor divulgado, segundo o Relatório Mensal Ibérico TTR.

O valor total de 18,27 mil milhões de euros movimentado até agora em 2015 é mais que o triplo que que foi registado em todo o ano de 2014.

Entre janeiro e novembro de 2015, os subsetores mais ativos no mercado português foram: Imobiliário; Financeiro e Seguros; Tecnologia; e Turismo, Hotelaria e Restaurantes, respetivamente.

Espanha lidera investimentos em Portugal

Em relação às aquisições realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, as empresas espanholas são as que mais realizaram investimentos no acumulado do ano. Até agora já foram registadas 16 aquisições.

Em segundo colocado está os EUA que até agora realizaram 11 aquisições em território português, e em terceiro a França com 10 aquisições.

Cabe destacar também os subsetores que atraem o maior interesse das empresas estrangeiras são: Financeiros e Seguros; Imobiliário; Tecnologia; Telecomunicações; e Energia Eólica, respetivamente.

Private Equity e Venture Capital

Neste ano, entre janeiro e novembro, já foram registadas 36 transações envolvendo empresas de Private Equity, que movimentaram 1,56 mil milhões de euros. As empresas que atuam no segmento de tecnologia foram as que mais atraíram este tipo de investimento. O volume movimentado, entre janeiro e outubro de 2015, foi de 1,47 mil milhões.

Em relação as operações envolvendo empresas de venture capital, de janeiro a novembro de 2015, já foram registadas 26 transações que movimentaram 51,27 milhões de euros. As empresas que atuam no segmento de tecnologia e internet foram as que mais atraíram este tipo de investimento.

Transação do mês

A transação destacada no mês de novembro de 2015 pelo TTR foi a conclusão da aquisição pelo grupo Cheung Kong, por meio da portuguesa PTRW Renewable Bid, de 100% do capital social da empresa lusa Iberwind, por 1 milhão de euros. A transação contou com a assessoria financeira do BBVA Corporate Finance e do BNP Paribas Corporate & Investment Banking.

OJE/TTR

 

 

Recomendadas

PremiumOCDE deixa quatro recados a Portugal, do PRR ao orçamento

A OCDE está menos otimista do que estava no verão quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano, tendo revisto em baixa a previsão de crescimento do PIB. Aproveitou também para alertar para a importância do PRR e da consolidação orçamental.

OE2022: Segurança Social regista excedente de 3.358 milhões de euros até outubro

A receita da Segurança Social aumentou em 9,1% e atingiu os 28.387,7 milhões de euros até outubro, enquanto a despesa caiu 0,5% para 25.030,1 milhões de euros, de acordo com a síntese divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

PremiumBCE e Fed avaliam peso da subida de juros e ritmo pode abrandar nas próximas reuniões

As atas das mais recentes reuniões de política monetária na zona euro e EUA mostram uma preocupação de ambos os bancos centrais com o abrandamento da economia, dando esperanças de subidas menos expressivas dos juros nos próximos meses, embora os sinais neste sentido sejam mais fortes do outro lado do Atlântico.