[weglot_switcher]

Portugal em grupo internacional na área da Oncologia

Universidade de Coimbra integra consórcio internacional que ganhou 1,7 milhões de euros para uniformizar práticas na área da Oncologia.
  • Universidade de Coimbra
    Foto cedida
27 Outubro 2016, 16h44

A Universidade de Coimbra e a empresa portuguesa Research Trial integram o ONCONET SUDOE, projeto aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Interreg Sudoeste Europeu com um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

Liderado pela Université Toulouse III Paul Sabatier, de França, o ONCONET SUDOE pretende estabelecer “uma rede de excelência” na prevenção, diagnóstico, terapia e utilização das tecnologias de informação na área da Oncologia.

Vários países europeus têm vindo a adotar planos nacionais de prevenção e de controlo de doenças oncológicas com o objetivo de reduzir as elevadas taxas de incidência e de mortalidade do cancro.

O ONCONET foi criado para estudar as políticas adotadas em Portugal, Espanha e França.

A equipa de Coimbra é constituída por investigadores das Faculdades de Direito e de Medicina. Cabe-lhe estudar as políticas e práticas profissionais adotadas em Portugal, no âmbito da prevenção, diagnóstico e terapêutica de doentes com cancro, assim como avaliar as questões éticas e sociais associadas à implementação de novas tecnologias da informação.

Espera-se que esta abordagem possa levar à partilha de meios e à uniformização de práticas profissionais na área da Oncologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.