[weglot_switcher]

Portugal investe 4 milhões em promoção na feira industrial de Hannover. Scholz e Costa inauguram esta tarde

O chanceler alemão e o primeiro ministro português presidem por volta das 17h00 de Lisboa à inauguração da maior feira industrial do mundo, na cidade alemã de Hannover. Portugal é nesta edição o país parceiro da iniciativa.
29 Maio 2022, 13h53

O primeiro-ministro, António Costa, em conjunto, com o chanceler alemão, Olaf Scholz,  inaugura, este domingo, por volta das 18h00 (17h00 de Lisboa) a feira industrial de Hannover, que escolheu este ano Portugal como país parceiro.

“País importante para a indústria alemã, onde as companhias irão certamente descobrir inovação, fiabilidade e talento” – foi assim que a organização do certame justificou o protagonismo dado a Portugal na primeira edição presencial após a pandemia.

Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, revelou à Visão que “este é o maior investimento da última década da AICEP numa ação de promoção”: cerca de três milhões de euros de promoção direta, através do pavilhão central, onde Portugal tem uma zona de conferências “em permanência e uma exposição muito, muito grande, não só de bons produtos, inovadores e tecnológicos portugueses, mas também de boas parcerias entre empresas portuguesas e empresas alemãs”, como também de empresas alemãs com o setor universitário português.

Além disso, “temos também o apoio, aí indireto” à presença de pequenas e médias empresas (PME) na feira, “em que serão utilizados cerca de mais 1,2 milhões de euros”, adiantou Luís Castro Henriques, sintetizando: em números globais, “estamos falar de um investimento de quatro milhões de euros do Estado português”.

Criada em 1947, a feira industrial de Hannover realiza-se todos os anos, sendo a feira industrial mais importante do mundo. A última realização presencial foi em 2019, antes da pandemia, tendo recebido 215 mil visitantes, 40% dos quais provenientes do estrangeiro – e cerca de 65 mil expositores.

Na segunda-feira, Scholz e Costa vão participar “na cerimónia de boas-vindas no auditório do pavilhão central de Portugal”, pelas 9h00 (08h00 de Lisboa). De seguida, ambos irão visitar os pavilhões nacionais presentes no certame.

“A atribuição a Portugal do estatuto de país parceiro na Hannover Messe é um reconhecimento daquilo que é a excelência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas empresas portuguesas”, referiu António Costa

Segundo dados divulgados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Alemanha é o “terceiro maior mercado exportador de bens” para Portugal e “o segundo maior de bens e serviços”.

O vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), Rafael Campos Pereira diz que o sector está em força em Hannover e com grandes expectativas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.