Portugal lidera na recuperação do volume de passageiros pré-covid

A SkyExpert também aponta que o aeroporto do Funchal é o que mais cresce, em 28% e como tal foi o que mais contribuiu para a recuperação de volume de passageiros.

O transporte

A SkyExpert, empresa de consultoria especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo, indicou que Portugal lidera na recuperação de volume de passageiros pré-covid, citando dados recolhidos pela empresa Air Service One sobre o tráfego aéreo no mês de Junho 2022.

Na lista do ranking da recuperação de volume de passageiros pré-covid, Portugal registou uma percentagem de melhoria em 97%.

Relativamente ao contributo que as companhias de viagens tiveram para estes resultados, a SkyExpert aponta que “o Funchal é o aeroporto que mais cresce em termos percentuais: 28%” e como tal foi o que mais contribuiu para a recuperação no volume de passageiros.

Segundo Pedro Castro, diretor da SkyExpert, esta “é uma consequência direta da abertura da base da Ryanair no Funchal, ou seja, não só a Ryanair não operava nenhum voo para a Madeira em 2019, como hoje tem uma base com várias rotas domésticas e internacionais e isso explica essa diferença”.

Seguido do aeroporto do Funchal, o segundo maior crescimento também se verificou nas Ilhas, desta vez em Ponta Delgada com mais 3%. “Os Açores foram durante toda a pandemia um caso de sucesso, seja pelo aumento da procura de turismo por parte dos Continentais, seja pela Tarifa Açores que estimulou as
deslocações intra-ilhas. O aumento claro que agora se vê está relacionado com uma série de novos voos internacionais da Azores Airlines (Barcelona, Bermuda, Paris, Nova Iorque) e de outras companhias, das quais se destaca o voo diário da United Airlines entre Newark e Ponta Delgada”, sublinhou Pedro Castro.

Ainda a falar sobre crescimento, o aeroporto do Porto apresenta-se com uma percentagem de mais 2%. “Para um aeroporto desta dimensão, crescer 2% significa ter algo como mais 25 mil passageiros do que em 2019”, referiu o diretor da SkyExpert.

Em decrescimento está o aeroporto de Faro, com uma redução de 8%. Pedro Castro destaca “a não recuperação das taxas de ocupação pré-covid e a preponderância do mercado nacional que, na sua esmagadora maioria, não se desloca de avião para o Algarve”.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 8 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Zaporizhzhia. Ucrânia e Rússia querem visita da AIEA à central nuclear após ataques

Os apelos surgem depois de acusações mútuas sobre a origem dos ataques ao reator da central nuclear de Zaporiyia, no sul da Ucrânia.

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

EUA preparam-se para investir 362 mil milhões no combate às alterações climáticas; Pfizer adquire biofarmacêutica em troca de 5,3 mil milhões; Continuam os exercícios militares chineses perto da ilha de Taiwan
Comentários