[weglot_switcher]

Portugal marca presença na 42ª edição da FITUR a partir de hoje

Está prevista a deslocação à FITUR da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, assim como do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, para uma visita ao ‘stand ‘de Portugal e reuniões com as empresas e o ‘trade’.
19 Janeiro 2022, 16h47

Portugal marca presença na 42.ª edição da FITUR, que se realiza em Madrid a partir de hoje, até 23 de janeiro.

A FITUR é a maior feira de turismo do mercado espanhol e uma das mais importantes a nível mundial.

“Em 2022, num visível esforço coletivo de retoma, a participação nacional é consideravelmente mais expressiva em número de empresas do que no ano anterior, contando com a participação de 52 empresas, as sete regiões turísticas e o Turismo de Portugal”, revela um comunicado deste último organismo oficial.

De acordo com esse comunicado, “o ‘stand’ nacional, com uma área de 682 metros quadrados, foi concebido para proporcionar um grande impacto visual no espaço da feira, com destaque para os sete sóis que iluminam a cúpula do ‘stand’, numa alegoria às sete regiões, e um elemento decorativo que simula as ondas do oceano e que abraça as empresas portuguesas presentes”.

“No seu conjunto, é criada uma sensação de bem-estar no visitante e de boas condições de trabalho para os profissionais, respeitando os protocolos de segurança e apostando na utilização de materiais sustentáveis, como a cortiça”, assegura o referido comunicado.

O Turismo de Portugal adianta que, por ocasião da FITUR, será apresentado ao mercado espanhol o projeto ‘Viagem a Portugal Revisited’ que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais.

Nessa mesma ocasião, será também revelado o nome do escritor espanhol que participa no projeto. ‘Viagem a Portugal Revisited’ resulta da parceria entre o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago e será uma das âncoras de promoção do Turismo Literário em 2022, garantem os responsáveis do Turismo de Portugal.

Está prevista a deslocação à FITUR da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, assim como do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, para uma visita ao ‘stand ‘de Portugal e reuniões com as empresas e o ‘trade’.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salienta que “a presença do Turismo de Portugal na 42.ª edição da FITUR tem como principal objetivo reativar os fluxos turísticos espanhóis e colmatar a quebra de turismo provocada pela crise pandémica”.

“A relação de proximidade com a Espanha é claramente uma oportunidade e, os espanhóis que façam férias em Portugal, terão a possibilidade de descobrir um país diferente, inovador, com muitos atrativos e que se encontra quase ao virar da esquina. Por tudo isso, o mercado espanhol é uma das grandes apostas em 2022”, acrescenta Rita Marques.

O Turismo de Portugal recorda que, “apesar do contexto pandémico e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020, Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal, aferido pelo indicador hóspedes, com registo de 763,4 mil hóspedes que geraram 1.686 mil dormidas (3º neste indicador)”.

“Em 2021, a tendência mantém-se: de acordo com os últimos números disponíveis – referentes a novembro de 2021 – o número de hóspedes foi de 1.058,9 mil (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2.444,5 mil, um valor 41,7 % superior ao verificado em novembro de 2020”, assinala o referido organismo oficial.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.