[weglot_switcher]

Portugal na mira da Tesla

A fabricante americana vai escolher, no próximo ano, que país europeu receberá a futura ‘Gigafactory’ e os portugueses e espanhóis apressaram-se a apresentar propostas. O sol da Península Ibérica agrada aos investidores.
  • REUTERS / Rashid Umar Abbasi
18 Novembro 2016, 13h46

Está aberta a ‘luta’ entre nuestros hermanos. Depois do anúncio de que a Tesla Motors iria construir a próxima Gigafactory na Europa, surgiram várias propostas por parte de países europeus, nos quais se inclui Portugal, Espanha, França, Holanda e alguns países da Europa Oriental.

Ao “Jornal Económico”, o gabinete do Ministério do Ambiente confirmou que o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, se reuniu com representantes da empresa norte-americana em Portugal, há uns meses. O executivo português têm-se empenhado em atrair investimentos da Tesla e encetou contactos com responsáveis da firma.

A Tesla Motors poderá chegar em breve a Portugal, até porque foram abertas três vagas de emprego no site Alerta Emprego. No site estão disponíveis três oportunidades de carreira em Lisboa: Store Manager, Service Manager e Service Advisor, todas na área de vendas.

Ainda que o CEO da empresa, Elon Musk, só escolha o verdadeiro destino em 2017, o jornal espanhol “Faro de Vigo” sabe através de fontes do setor que a quantidade de horas de sol que a Península Ibérica tem ao torna estes países numa hipótese para a Tesla Motors, caso a fabricante de equipamentos de automóveis queira replicar o painel fotovoltaico instalado na sua outra grande construção em Sparks, no Nevada.

Entre os argumentos que o país apresenta para atrair investimento estão os preços low cost dos terrenos, nomeadamente promoções por metro quadrado, dependendo do número de postos de trabalho que serão criados.

A mais recente Gigafactory vai ajudar a empresa liderada por Elon Musk a atingir o seu objetivos de 500 mil carros produzidos anualmente e chegar a um mercado cada vez maior. Atualmente, a produção é de cerca de 80 mil unidades por ano. Nesse sentido, a Tesla Motors fechou este mês a compra da firma alemã Grohmann Engineering, uma empresa especializada na conceção de maquinaria de montagem automatizada.

Em relação ao lucro do terceiro trimestre de 2016, os mais de 20 milhões de euros representam uma melhoria de 90% em comparação com o período de julho a setembro de 2015, no qual a Tesla perdeu 210,7 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.