[weglot_switcher]

Portugal participa em reunião da Coligação Global para derrotar o ISIS

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação vai estar nesta terça e quarta-feira na reunião ministerial da Coligação Global para derrotar o Estado Islâmico. Encontro servirá para fazer balanço das mais recentes operações desenvolvidas no combate ao ISIS.
  • Zohra Bensemra/REUTERS
12 Fevereiro 2018, 17h00

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC)  vai representar Portugal na reunião ministerial da Coligação Global para derrotar o ISIS que se realiza esta semana. Teresa Ribeiro, marcará também presença na conferência ministerial para a Reconstrução do Iraque, nos encontros que têm lugar respetivamente nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro, no Koweit.

A participação da governante portuguesa nestes encontros no Koweit foi avançada pelo gabinete de Teresa Ribeiro.

A Coligação Global para derrotar o ISIS, da qual Portugal é um dos fundadores, junta 72 membros, incluindo Estados e Organizações Internacionais.

De acordo com o gabinete da SENEC, a reunião ministerial da Coligação propiciará um balanço das mais recentes operações desenvolvidas no combate aquele grupo, estando também previsto um debate “em torno de temas conexos, como o combate aos fenómenos de radicalização ou a resposta às crises humanitárias geradas pela ação do ISIS”.

Já a conferência ministerial para a reconstrução do Iraque insere-se num evento mais vasto, co-organizado pela União Europeia e pelo Koweit, que convoca, além de representações estaduais, a presença de empresas, de instituições financeiras e organizações internacionais, entre outras.

Segundo o Executivo português, esta conferência tem como objetivo mobilizar apoio internacional para a reconstrução do Iraque num quadro pós-conflito, envolvendo e articulando setor público e privado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.