[weglot_switcher]

Portugal recebe 8,2 milhões de euros da UE para reparar danos do furacão Lorenzo

As verbas são disponibilizadas através do Fundo de Solidariedade da União Europeia, que concede subvenções aos Estados-membros e aos países candidatos fustigados por catástrofes naturais de grandes proporções.
  • São Jorge, Açores
13 Maio 2020, 11h19

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou esta quarta-feira um pacote de ajuda de emergência, no valor de  279 milhões de euros, proposto pela Comissão Europeia, para ajudar a reparar danos causados por catástrofes naturais que atingiram Portugal, Espanha, Itália e Áustria.

As verbas são disponibilizadas através do Fundo de Solidariedade da UE, que concede subvenções aos Estados-Membros da UE e aos países candidatos fustigados por catástrofes naturais de grandes proporções.

Em comunicado, o Conselho da UE explicou que esta ajuda financeira será disponibilizada assim que o Parlamento Europeu e o Conselho adotem ambas as propostas.

Deste pacote, Portugal recebe 8,2 milhões de euros para reparar os danos causados pelo furacão Lorenzo, que assolou os Açores na madrugada do dia 1 para o dia 2 de outubro de 2019, tendo provocado 255 ocorrências que determinaram o realojamento de 53 pessoas.

De acordo com o Governo Regional dos Açores, os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo rondaram os 330 milhões, sendo que 85% deste valor vai ser assumido pelo Governo nacional.

No fim de abril deste ano, a Comissão Europeia aprovou a candidatura dos Açores ao Fundo de Solidariedade da UE. A candidatura foi elaborada pelo Ministério do Planeamento, em articulação com o Governo Regional dos Açores.

Citado em comunicado, Zdravko Maric, ministro das Finanças da Croácia, referiu que “além da crise provocada pela Covid-19, várias regiões da UE continuam a sofrer as consequências do impacto económico das catástrofes naturais que as assolaram ao longo do ano passado. A decisão hoje tomada de prestar ajuda de emergência é mais um exemplo concreto da solidariedade europeia em ação”.

Ao abrigo do pacote hoje aprovado, a Itália vai receber a maior parcela da ajuda de emergência, um total de 211,7 milhões por danos causados na na sequência dos fenómenos meteorológicos extremos que assolaram o país no outono de 2019.

Depois das inundações de setembro de 2019, que devastaram as regiões de Valência, Múrcia, Castela-Mancha e Andaluzia, Espanha vai receber 56,7 milhões de euros.

Já a Áustria vai receber 2,3 milhões por causa das graves inundações que afetaram as regiões da Caríntia e do leste do Tirol em novembro de 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.