[weglot_switcher]

Portugal recebe o primeiro encontro internacional da aviação lusófona

Na CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, cabem nove países de quatro continentes e um total de 274 milhões de cidadãos, representativos de 12% do tráfego aéreo mundial”.
12 Outubro 2017, 07h15

O LusoAvia – 1º Encontro Internacional de Aviação dos Países Lusófonos realiza-se hoje no Centro de Congressos de Lisboa, até 14 de outubro.

Segundo os organizadores, trata-se de “um evento sem precedentes na história da lusofonia e que vai debater temas como a gestão aeronáutica, a aviação civil, a formação e as autoridades civis”.

Neste evento, já estão confirmados estão nomes da aviação nacional e internacional, como Fernando Pinto, CEO da TAP; Joaquim Teixeira da Cunha, CEO da TAAG; e Marco Pellegrini, CEO da OGMA.

“O grande objetivo do LusoAvia, que vai reunir alguns dos maiores decisores do setor da aviação, é estabelecer novas pontes de diálogo e criar oportunidades que fomentem a cooperação institucional e fortaleçam as relações empresariais no espaço da Comissão de Países de Língua Oficial Portuguesa. Na CPLP, cabem nove países de quatro continentes e um total de 274 milhões de cidadãos, representativos de 12% do tráfego aéreo mundial”, destaca o comunicado da organização.

“Este é um evento original e sem paralelo no mundo da aviação. A união de um setor em torno de uma língua comum abre portas para o conhecimento e para desenvolvimento económico mútuo. Vamos reunir profissionais dos aeroportos, autoridades civis, universidades, academias de aviação, embaixadores, decisores políticos, construtores, prestadores de serviços e fornecedores num encontro de trabalho e de debate dos temas mais pertinentes do setor”, afirma Frederico Fernandes, CEO da LusoAvia.

Hoje, primeiro de três dias de encontro, será discutida a mobilidade na lusofonia e os seus órgãos reguladores, sendo que o painel de convidados integra os nomes já referidos de Fernando Pinto e de Marco Pellegrini, assim como do presidente da ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil, Luís Ribeiro, entre outros.

Amanhã, dia 13 de outubro, segundo dia de evento, os grandes temas em debate vão desde a aviação civil da lusofonia às novas rotas e desafios impostos pelo setor em resposta às necessidades de mobilidade mundial.

Paulo Menezes, CEO da SATA; Joaquim Teixeira da Cunha, CEO da TAAG; António Pinto, CEO da LAM, e Miguel Frasquilho, presidente do conselho de administração da TAP, serão alguns dos nomes confirmados para debater estas temáticas.

O último dia do LusoAvia deverá ser dedicado à formação na lusofonia e a todos os profissionais e entusiastas apaixonados pela indústria da aviação.

Paralelamente aos painéis de debate, todos os dias a partir das 16h30m, existirá um espaço designado de ‘Bolsa de Formação’, especialmente dedicado à formação e recrutamento, assim como ao esclarecimento de legislação de aeronaves não tripuladas, de acesso gratuito.

Este evento é promovido pela NewsAvia, gestora de um projeto de alcance mundial, com mais de oito milhões de leitores, em conjunto com a Comissão Empresarial da Comunidade dos Países de Expressão Portuguesa e a Start-Up Madeira, entre outros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.