Portugal reembolsa mais mil milhões de euros do empréstimo do FMI

Aproximadamente 80% do empréstimo total do FMI, no montante de 26.300 milhões de euros, foi já liquidado, segundo o ministério das Finanças.

D.R.

O Tesouro fez mais um reembolso antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo um comunicado do ministério das Finanças, Portugal pagou antecipadamente uma parcela do empréstimo, que vencia entre março e maio de 2021, no montante de 1.001 milhões de euros.

“Com esta operação ficaram concluídos os reembolsos antecipados ao FMI em 2017. Foram pagos durante o corrente ano 10.013 milhões de euros”, referiu o ministério. “Aproximadamente 80% do empréstimo total do FMI, no montante de 26.300 milhões de euros, foi já liquidado”.

O ministério liderado por Mário Centeno acrescentou que vai continuar a implementar o plano de amortizações antecipadas ao FMI no próximo ano, “como previsto no programa de financiamento da República, mantendo-se ainda assim uma prudente almofada financeira”.

Relacionadas

Moody’s: “O peso da dívida vai iniciar uma queda sustentada após 2017”

O vice-presidente da Moody’s, Evan Wohlmann, está confiante que Portugal vai manter um défice abaixo de 3%, beneficiando do crescimento económico, mas aponta riscos à consolidação orçamental.

Tesouro vai ao mercado trocar dívida por maturidades mais longas

O IGCP vai recomprar esta quarta-feira Obrigações com prazos em 2019 e 2020. Em contrapartida, vende títulos a cinco e 10 anos. O anúncio acontece no mesmo dia em que Mourinho Félix informou os ministros das Finanças da UE que Portugal vai fazer mais um reembolso antecipado antecipado ao FMI de 500 milhões de euros este ano.

Portugal ainda vai reembolsar 500 milhões de euros ao FMI até ao fim do ano

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, esta terça-feira aos ministros das Finanças da União Europeia, em Bruxelas.

Reembolsos ao FMI reduzem financiamento das administrações públicas para 1,4 mil milhões

Entre janeiro e setembro “o financiamento das administrações públicas no exterior situou-se em -2,8 mil milhões de euros, refletindo essencialmente reembolsos antecipados de empréstimos do Fundo Monetário Internacional no montante de 5,3 mil milhões de euros”, diz o Banco de Portugal.

El Mundo: Portugal passou da “humilhação” do resgate à “recuperação” da economia graças a Centeno

“De uma personagem questionada pelas autoridades financeiras, Centeno tornou-se querido tanto de Washington como de Bruxelas”, referiu o jornal espanhol, apontando o ministro das Finanças português como um dos favoritos para a presidência do Eurogrupo em 2018.
Recomendadas

FMI estima que a espiral de salários-preços ainda é um “risco limitado”

A ausência de uma espiral preços-salários não deve levar os líderes a não agirem para combater a inflação persistente, considera ainda o Fundo Monetário Internacional.

Compra de carros de luxo pela TAP “é um problema de bom senso”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

“Já falei em relação a várias entidades públicas no passado e em relação à distribuição de dividendos e em relação aos salários e entendo que quando se está num período de dificuldade deve fazer-se um esforço para dar o exemplo de contenção”, defendeu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

Albergaria investe 3,7 milhões de euros na zona industrial para captar investimento e criar emprego

O município “tem realizado um forte investimento no desenvolvimento económico, dinamizando o sector empresarial e a economia local” nos últimos anos, segundo António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.
Comentários