Portugal regista mais 4.146 casos de Covid-19 e 65 mortes na véspera de Natal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde informa que o total de casos confirmados de infeção por coronavírus, desde o início da pandemia, subiu para 391.782.

André Kosters / Lusa

Desde o início da pandemia, Portugal regista um total de 391.782 casos confirmados de Covid-19. Só nas últimas 24 horas contabilizaram-se mais 4.146 infeções, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta sexta-feira. O número de vítimas mortais do novo coronavírus aumentou para 6.478 na véspera de Natal, sendo que, entre o dia de Consoada e este 25 de dezembro, houve mais 65 óbitos.

A DGS revela ainda que existem 90.093 contactos em vigilância por parte das autoridades de saúde, o que corresponde a um aumento de 1.115 relativamente ao dia anterior. A subir está ainda o número de caso ativos de Covid-19, que são agora nos 70.178 (mais 1.488). Por outro lado, o número de pessoas recuperadas da doença aumentou para 315.126, depois de mais 2.593 terem ficado curadas.

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou anteontem que a farmacêutica norte-americana Pfizer antecipou o calendário de distribuição de vacinas, o que faz com que Portugal receba uma segunda dose de 70.200 unidades na próxima segunda-feira, que se juntam às que estavam previstas (9.750 doses) e que vão começar a ser administradas a 27 de dezembro, um dia depois de ‘aterrarem’ no país.

O plano de vacinação nacional estipula que as vacinas da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 comecem a ser administradas entre 27 e 29 de dezembro, sendo que o primeiro lote é de 9.750 unidades e destina-se a profissionais de saúde. O número mantém-se, mas logo no início da próxima semana chegarão mais 70.200.

“Significa que neste mês de dezembro teremos uma chegada desta nova vacina da Pfizer que atinge as 79.950 doses, divididas nestas duas entregas”, clarificou Marta Temido, em conferência de imprensa. “Tanto quanto sabemos neste momento, o número total de vacinas no primeiro trimestre não se irá alterar”, ressalvou a governante, em conferência de imprensa.

Notícia atualizada às 14h27

Relacionadas

“Quando posso ser vacinado?”. DGS lança simulador sobre a vacina contra a Covid-19

Portugal inicia este domingo a primeira fase de vacinação contra a covid-19, mais de nove meses depois do primeiro caso registado no país, numa iniciativa que abrange ao longo dos próximos dois dias os 27 estados-membros da União Europeia. Simulador da DGS permite uma data aproximada sobre quando poderá ser vacinado.
Recomendadas

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.

PremiumConferência do Jornal Económico debateu os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Assista na quinta-feira à JE Talks: Guia do Investimento Imobiliário (com áudio)

Esta semana as JE Talks olham para as tendências de crescimento e perspetivas que se irão sentir no mercado de investimento imobiliário, um tema que segue na sexta-feira para as bancas com a edição impressa do Jornal Económico. Assista a esta conversa em direto no próximo dia 22 de setembro, às 15h00.
Comentários