[weglot_switcher]

Portugal sagra-se campeão europeu de futsal, pela primeira vez

O Presidente da República, o primeiro-ministro e o Governo já felicitaram a seleção portuguesa, que venceu a Espanha por 3-2, na final, com um golo marcado no último minuto do prolongamento.
  • Igor Kupljenik/EPA via Lusa
10 Fevereiro 2018, 23h15

Portugal conquistou pela primeira vez o título de campeão europeu de futsal, em Ljubljana, capital da Eslovénia, ao vencer a Espanha por 3-2, após prolongamento, na final do torneio.

O golo que ditou a vitória da equipa portuguesa foi marcado por Bruno Coelho, no último minuto do prolongamento, depois do empate a dois golos verificado no tempo regulamentar.

Ricardinho, logo no primeiro minuto, deu vantagem a Portugal, reforçando o estatuto de melhor marcador em fases finais, com o seu 22º golo; Tolrá, aos 19 minutos, e Lin, aos 32, marcaram para Espanha, virando o resultado, mas Bruno Coelho empatou de novo o jogo. No prolongamento, Bruno Coelho ‘bisou’, na conversão de um livre direto.

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou a equipa portuguesa pela conquista do título de campeão europeu de futsal, sublinhando que é um triunfo merecido.

“Portugal é Campeão Europeu de Futsal! Parabéns”, escreveu António Costa na sua conta na rede social Twitter. No ‘tweet’, publicado minutos depois do final do jogo contra a Espanha, que decorreu em Ljubljana, António Costa acrescentou ainda: “Merecem este título. Viva Portugal!”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a seleção portuguesa de futsal pela conquista do título de campeão europeu, enaltecendo a “prestação ímpar” da equipa que “enche de orgulho” todos os portugueses.

“Mais uma vez os portugueses demonstraram que quando são bons são os melhores. A prestação ímpar dos nossos compatriotas provou as qualidades e o mérito destes atletas que conquistaram pela primeira vez o Campeonato da Europa de Futsal, feito que enche de alegria e orgulho o Presidente da República e todos os portugueses”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ da Presidência da República.

Na nota é ainda referido que o chefe de Estado receberá em Belém “os mais recentes Campeões da Europa após o regresso a Lisboa”.

O Governo também felicitou a seleção portuguesa de futsal pela inédita conquista do título de campeão europeu, destacando o “trabalho, talento e muita magia” da equipa das ‘quinas’.

“Trabalho, talento e muita magia levaram a equipa nacional a um percurso brilhante que culminou hoje nesta vitória que tanto orgulha os portugueses. Esta conquista junta-se a tantas outras que o desporto nacional tem alcançado, provando a elevada qualidade dos nossos atletas, treinadores, clubes e seleções nacionais”, lê-se na nota conjunta do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Este é o primeiro título de Portugal no futsal, que tinha como melhor desempenho na prova o segundo lugar, em 2010, quando perdeu o jogo decisivo frente à Espanha, por 4-2, no campeonato realizado na Hungria.

O jogador português Ricardinho, que joga pela equipa espanhola do Inter Movistar, foi eleito o melhor do torneio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.