[weglot_switcher]

Portugal será “ponta de lança” para conclusão do acordo UE/Mercosul, destaca António Costa

O primeiro-ministro português destacou este acordo é “absolutamente estratégico” para Portugal, ao permitir “melhores oportunidades” para aumentar as relações comerciais entre os dois países.
24 Abril 2023, 12h10

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o Brasil pode contar com Portugal como um “verdadeiro ponta de lança” para a “conclusão tão rápida quanto possível” do acordo comercial entre a União Europeia e Mercosul.

“Aquilo que tenho dito ao presidente Lula da Silva é que o Brasil pode sempre contar com Portugal como verdadeiro ponta de lança para trabalharmos para a conclusão tão rápida quanto possível entre a União Europeia e Mercosul”, afirmou António Costa, no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, que decorreu em Matosinhos, e marcou o arranque do terceiro dia da visita oficial a Portugal do Presidente do Brasil, Lula da Silva.

António Costa destacou este acordo é “absolutamente estratégico” para Portugal, ao permitir “melhores oportunidades” para aumentar as relações comerciais entre os dois países.

“Tenho registado a grande determinação do presidente Lula da Silva em tão rapidamente quanto possível chegar a este acordo”, acrescentou.

No fórum foi assinado um memorando entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) com o objetivo de fortalecer as relações económicas e empresariais das duas entidades.

Aumentar e diversificar o comércio bilateral são alguns dos objetivos deste memorando, bem como o apoio às pequenas e médias empresas (PME) e ‘startup’ com elevado potencial de crescimento e base tecnológica.

Foi também assinado um protocolo entre o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.