[weglot_switcher]

Portugal Smart Cities Summit: Ricardo Pinheiro diz que fundos europeus são oportunidade para repensar políticas públicas

No primeiro dia da Portugal Smart Cities Summit, o secretário de Estado do Planeamento apontou o papel dos autarcas e das smar cities para o cumprimento de objetivos comuns, como a transição digital.
16 Novembro 2021, 18h18

O secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, defendeu esta terça-feira, que as políticas públicas devem ser repensadas, para ser possível aproveitar e direcionar os recursos europeus que Portugal terá disponíveis, nomeadamente para aprofundamento da digitalização.

Na sessão de abertura da tarde do primeiro dia do Portugal Smart Cities Summit, disse ser “necessário recorrer à melhoria e correção de medidas públicas, de acordo com os índices de inovação empresarial e sustentabilidade ambiental”, de forma a responder aos desafios dos “grandes pilares do futuro”, que são “a transição digital e a transição climática”.

Destacou, também, que o espírito democrático “é extremamente importante”, para o ajustamento dos instrumentos de financiamento, nomeadamente a partir das propostas e das intervenções dos autarcas.

“É preciso perceber e ajustar em tempo real”, sublinhou.

O secretário de Estado do Planeamento Ricardo Pinheiro frisou a importância do atual momento, para que seja alocado financiamento público ao desenvolvimento das smart cities, como forma de resposta aos desafios da sociedade atual, num contexto em que Portugal irá receber fundos europeus materializados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal2030.

Ricardo Pinheiro destacou então o papel fundamental das smart cities neste desafio, porque assegura a “inovação tecnológica aliada à gestão e à política”, concluiu Ricardo Pinheiro.

A Portugal Smart Cities Summit iniciou-se esta terça-feira, 16 de novembro, no Pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, com 12 sessões de debates e a participação de 72 diferentes oradores, de acordo com a organização, da responsabilidade da Fundação AIP.

O evento, que decorrerá até 18 de novembro, quinta-feira, conta com o JE como media partner e está aberto à presença de público mediante inscrição prévia online, em portugalsmartcities.fil.pt.

As sessões de debate serão transmitidas através da plataforma JE TV, através do site (www.jornaleconomico.pt) e das redes sociais do Jornal Económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.