[weglot_switcher]

Portugal teve o terceiro maior défice da zona euro no terceiro trimestre

Os défices na zona euro caíram para 5,8% do PIB no terceiro trimestre do ano passado, em termos ajustados de sazonalidade. O défice de Portugal igualou o de Espanha e fixou-se acima da média dos países da moeda única.
21 Janeiro 2021, 10h21

A média dos défices na zona euro caiu para 5,8% do PIB no terceiro trimestre do ano passado, em termos ajustados de sazonalidade, enquanto na União Europeia diminui para 5,6% do PIB, face ao segundo semestre. Os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat revelam que Portugal, que atingiu um défice ajustado de sazonalidade de 7,7% entre julho e setembro, foi o terceiro país, igualando Espanha, da zona euro com o défice mais elevado.

“O rácio défice/PIB diminuiu devido ao crescimento do PIB, receitas mais elevadas e despesas mais baixas”, explica o organismo de estatísticas europeu. No segundo trimestre, os défices orçamentais da zona euro tinham-se fixado em 11,6% e a média dos países da União Europeia em 11,4% do PIB, um máximo histórico em termos trimestrais da série histórica desde 2002.

Ainda assim, no terceiro trimestre do ano passado, todos os Estados-membros continuaram a registar um défice orçamental. Entre os país com o défice orçamental mais elevado estão Malta (10,9% do PIB), Lituânia(8,7% do PIB) e Portugal e Espanha (ambos com 7,7% do PIB). Por outro lado, a Eslovénia (1,8% do PIB) e a Estónia (3,2% do PIB) foram os países da moeda única com os défices mais baixos.

No terceiro trimestre as receitas totais do governo na zona euro ascenderam a 46,2% do PIB, que compara com os 47,7% do PIB no segundo trimestre de 2020. Esta diminuição em percentagem do PIB deve-se a um aumento relativo mais forte do PIB do que o aumento da receita total, explica o Eurostat, dando nota que a despesa total na zona euro se fixou em 52,1% do PIB, “uma diminuição significativa do rácio em comparação com 59,6% no trimestre anterior”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.