[weglot_switcher]

Portugal vai receber mais dois milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech

Da encomenda extra de mais 100 milhões de vacinas da Pfizer-BioNTech anunciada pela Comissão Europeia, dois milhões de doses deverão chegar a Portugal até ao final do primeiro trimestre de 2021.
30 Dezembro 2020, 11h16

A compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech pela União Europeia, anunciada esta terça-feira, fez com que Portugal garantisse a chegada de mais dois milhões de doses do que inicialmente previsto.

De acordo com a notícia avançada pela “Antena 1”, confirmada pelo Ministério da Saúde, além das cerca de 1,2 milhões de doses que o país devia receber até ao final do primeiro trimestre de 2021, vão somar-se mais cerca de 2 milhões de doses da vacina da Pfizer-BioNTech à encomenda portuguesa. O país ficará então com 2,2 milhões de doses deste fármaco.

Esta terça-feira, a presidente da Comissão Europeia anunciou a aquisição de mais um lote de vacinas, tendo adquirido mais 100 milhões de doses e elevando para 300 milhões o número total de doses compradas pelo bloco europeu à farmacêutica.

“Decidimos adquirir mais 100 milhões de doses da vacina BioNTech/Pfizer, vacina que estamos a usar para aplicar em todos os países da União Europeia. Desta forma, já contabilizamos 300 milhões desta vacina, que foi classificada como segura e eficaz. E há mais vacinas a caminho”, garantiu Ursula von der Leyen.

A vacina da Pfizer-BioNTech foi a primeira a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), no dia 21 de dezembro, e já se encontra em distribuição por todo o espaço europeu, incluindo em Portugal.

Depois de chegar um primeiro lote de 9.750 vacinas a Portugal, já foi entregue um segundo lote, com mais de 70 mil doses, que estão a servir para o atual processo de vacinação dos profissionais de saúde. De acordo com a diretora-geral de Saúde Graça Freitas, nos primeiros dois dias do arranque deste processo, já foram vacinado mais de 7.500 profissionais de saúde. Em janeiro, arranque a segunda fase do plano de vacinação que irá priorizar os lares de idosos.

Em janeiro, a EMA deverá dar o seu parecer quanto à vacina criada pela Moderna, estando prevista a chegada a Portugal já em janeiro.

A vacina da Pfizer é uma das muitas que a União Europeia adquiriu às farmacêuticas, à qual se deverão juntar as vacinas da AstraZeneca, da Sanofi-GSK, da Johnson and Johnson, da CureVac e da Moderna. Esta quarta-feira, o Reino Unido aprovou a vacina da AstraZeneca, que ainda não recebeu autorização de uso na União Europeia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.