Portugal Ventures despede-se de 2019 com investimento de 3,7 milhões de euros em seis startups

Desta vez, a sociedade pública de capital de risco aumentou o seu portefólio nas áreas de Turismo e Digital. Didimo, Digital Manager Guru, Doppio, LUGGit, Mercadão e Refundit foram as empresas investidas.

A Portugal Ventures (PV) anunciou esta quinta-feira que fez um investimento no total de 3,7 milhões de euros em seis startups ligadas ao Turismo e ao Digital: Didimo, Digital Manager Guru, Doppio, LUGGit, Mercadão e Refundit. A sociedade pública de capital de risco apostou em meia dúzia de empresas das que se candidataram às chamadas “MVP” e “Tourism”.

Ao longo deste ano a PV investiu em 28 novas startups, que reuniram ao todo um financiamento de 15,6 milhões de euros – números que fazem com que 2019 tenha sido o melhor ano da sociedade em termos de empresas e montante investidos (ver lista abaixo).

Segundo a sociedade nacional, este crescimento no portefólio é o reflexo da resposta dos empreendedores às suas iniciativas e da aproximação ao ecossistema através do reforço da rede de parceiros (como a Ignition Partner Network e a Ignition Capital Network), “que permitiram passar a mensagem aos empreendedores contribuindo de forma ativa para a dinamização e crescimento do ecossistema empreendedor português”.

Rui Ferreira, vice presidente da Portugal Ventures, afirma que essa aproximação foi “determinante” para a estratégia de regresso ao mercado. “Por isso, deixamos uma palavra de agradecimento a todos os nossos parceiros que colaboraram de forma ativa na divulgação das nossas iniciativas, procura de dealflow e também aos coinvestidores que nos acompanharam em alguns dos investimentos”, refere, assegurando que o acréscimo de 2019 aumenta a responsabilidade para o próximo ano.

Digital:

  • oito novas empresas
  • 4,7 milhões de euros
  • 33 startups no portefólio

Engenharia e Indústria

  • seis novas empresas
  • 3,1 milhões de euros
  •  29 startups no portefólio

Ciências da Vida

  • duas novas empresas
  • 2,4 milhões de euros
  • 16 startups no portefólio

Turismo

  • 12 novas empresas
  • 5,4 milhões de euros
  • 22 startups no portefólio
Recomendadas

Empresas reafirmam investimento contra riscos cibernéticos

A cibersegurança é uma prioridade para as empresas. O reforço do investimento na proteção de contra ataques mantém-se apesar da conjuntura atual marcada pela subida dos custos. 

Equinix cria fundo solidário de 50 milhões para promover a inclusão digital

A empresa de tecnologia norte-americana criou uma nova estrutura de apoio educativo. O conselho de administração da fundação irá, todos os anos, determinar o montante de doações da fundação, de modo a cobrir a concessão de contribuições ou a correspondência com as ofertas dos colaboradores.

Tecnológica portuguesa Innowave compra Cycloid

Desde 2018 que o grupo tem uma forte estratégia de M&A. “Esta aquisição é mais um passo na nossa estratégia de crescimento, materializada também na criação de centros de competência em Portugal, como é o caso de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro e Beja”, afirmou o CEO da Innowave, Tiago Gonçalves.
Comentários