[weglot_switcher]

Portugal volta a crescer acima da média da zona euro

No quarto trimestre de 2018, o PIB dos países de moeda única aumentou 0,2%, em termos nominais, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat.
14 Fevereiro 2019, 10h15

Portugal terminou 2018 com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média da zona euro. Meia hora depois de o Instituto Nacional de Estatística ter previsto que a economia portuguesa tenha desacelerado para 2,1%, foi a vez do Eurostat apresentar as suas estimativas rápidas:

O PIB dos países da moeda única aumentou 0,2% no último trimestre do ano passado, em termos nominais, assim como na União Europeia. A economia portuguesa voltou a posicionar-se acima das nações do euro ao ter registado uma variação percentual do PIB de 0,4%, face aos três meses anteriores [terceiro trimestre], e de 1,7% quando comparado com o mesmo trimestre de 2017.

“Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB ajustado sazonalmente cresceu 1,2% na zona euro e 1,4% na União Europeia no quarto trimestre de 2018, depois de ter aumentado 1,6% e 1,8%, respetivamente, no terceiro trimestre”, lembra o Eurostat, no relatório publicado esta quinta-feira, 14 de fevereiro.

Olhando para os números globais de todo o ano de 2018, o PIB aumentou 1,8% na zona euro e 1,9% no conjunto da comunidade única. No não anterior a taxa de crescimento homóloga deste indicador tinha sido de 2,4% quer para a zona euro quer para o bloco europeu, mostra ainda a informação do organismo de estatística europeu, divulgada esta manhã.

Notícia atualizada às 10h27

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.